quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Educação leva cultura e lazer às localidades do Farol

A secretaria Municipal de Educação também iniciou nesta quarta-feira a programação do “Verão da Família 2012”, na praia do Farol de São Tomé, em Campos. O Caminhão da Educação está levando à comunidade do Xexé cultura e lazer em forma de lúdica. A proposta da educação é atender moradores e veranistas que estão em localidades mais distantes. Além do ‘Caminhão´, também serão desenvolvidos os projetos: Fazendo Arte na Praça e Lual da Educação.

A programação da educação acontecerá todas as quartas-feiras em diferentes localidades do Farol. As atividades do Caminhão e Fazendo Arte na Praça serão desenvolvidas das 9h às 22h. As apresentações do Lual acontecerão em horário e dias diferenciados. “O Luau da Educação acontecerá das 20h às 22h nos dias 25 de janeiro na Praça da Vila do Sol e 8 de fevereiro na Praça do Xexé”.

Para a secretária de Educação, Joilza Rangel, esta é uma forma de levar diversão, não só para o Centro de Farol, mais também para as localidades distantes, que não têm acesso a ela. “Os projetos da educação visam levar cultura e lazer até as praças do Farol de São Tomé, tendo como ferramenta principal o Caminhão “Viajando com as Artes”.

Joilza informou também haverá apresentações culturais, manifestações folclóricas da região, atividades esportivas e musicais, oficinas de artes e recreação com cama elástica, promovidas pelas coordenações de Educação Física e animação Cultural.

*Dias, locais e horários da programação do Caminhão “Viajando com as Artes” e Fazendo Arte na Praça – das 09h às 14h.

· 11 de janeiro – Praça do Xexé

· 18 de janeiro – Praça do Rádio Velho

· 25 de janeiro – Praça da Vila do Sol

· 1º de fevereiro – Praça da Vila dos Pescadores

· 8 de fevereiro – Praça do Xexé

Luau da Educação – das 20h às 22h

· 25 de janeiro – Praça da Vila do Sol

· 8 de fevereiro – Praça do Xexé

Cadastramento dos excedentes acontecerá até o dia 18



Começou, nesta quarta-feira (11), na secretaria Municipal de Educação, o cadastramento dos candidatos a pré-matrícula que não foram alocados na rede municipal, os excedentes. Lembrando que o processo segue até a próxima quarta-feira (18). A segunda fase da segunda etapa da pré-matrícula foi liberada na última terça-feira (10).

— Mesmo os alunos que tiveram bolsa em 2011 e continuam excedentes deverão comparecer à secretaria no mesmo período — orienta coordenadora do Serviço Social Escolar, Flávia Costa. A Secretaria de Educação fica na Praça Cinco de julho, s/n, na antiga estação ferroviária.

A dona de casa, Edimaria Fernandes da Silva, 46, contou como está feliz em saber que sua filha, de 4 anos, poderá estudar, mesmo sem ter vaga na rede municipal. “Para mim é uma vitória, porque eu não posso pagar uma escola particular para ela. Só tenho a agradecer, a nossa prefeita Rosinha e a secretária Joilza, por tudo que elas tem feito pela educação do município”, comemorou Edimaria, mencionando ainda que, se não tivesse esse processo de bolsas, sua filha ficaria sem estudar.

Documentos necessários para efetuar a matrícula dos alunos excedentes:

Uma foto 3x4;

Declaração original da unidade escolar que esteve devidamente matriculado em 2011;

Cópias do comprovante de residência, certidão de nascimento, carteira de identidade e do CPF dos pais ou responsáveis, comprovante de renda (contracheque atual) dos pais ou responsáveis, carteira de trabalho (das seguintes páginas: identificação, último contrato de trabalho, página em branco seguinte e alteração de salário) e declaração do Imposto de Renda, caso seja declarante.