Aconteceu na SMEC

Prefeitura tem trabalhado para melhorar a qualidade do ensino


A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação (Smec), vem trabalhando para melhorar o ensino das escolas da rede municipal. Prova disso foi o vasto material e as iniciativas do Departamento Pedagógico para as instituições obterem um bom resultado na Prova Brasil, que avalia o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb).
De acordo com coordenadora de Ensino Fundamental, Maria Adélia Viana Pedra, durante todo o ano de 2011 foi enviado para as instituições da rede municipal, através do Departamento Pedagógico, sugestões de atividades, focando os descritores da Prova Brasil. Ainda segundo ela, foi solicitado aos diretores das Unidades Escolares (UEs) que, através de reuniões, informassem aos pais dos alunos do 5º e 9º anos de escolaridade, sobre a importância da aplicação da Prova Brasil nestes anos de escolaridade para a avaliação do processo de ensino-aprendizagem nas escolas da rede.
— Para este ano realizou-se capacitações de 180 professores da rede, com o objetivo de prepará-los para a aplicação dos simulados do Instituto Anísio Teixeira, para todas as escolas com mais de 20 alunos em aula. Este ano o Mec, incluiu para Campos, oito escolas com menos de 20 alunos, e a Smec, imediatamente, providenciou o simulado para essas instituições, para que elas se preparassem a tempo — comentou a coordenadora, acrescentando ainda que em conversa com alguns aplicadores da prova, pode-se observar que o município teve um bom desempenho, as turmas estavam bem preparadas.