quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Creche Escola: crianças aprendem brincando

O processo de aprendizagem dos alunos da rede municipal começa pela creche, desde o berçário, através da estimulação. “A creche é um espaço onde a educação acontece de forma plena, por meio do cuidar e do educar”, ressalta a coordenadora de Educação Infantil/Creche, da Secretaria Municipal de Educação, Simone Santos.

Segundo Simone, a creche exerce um papel fundamental no processo de construção do conhecimento das crianças. Os jogos pedagógicos parecem simples brinquedos, mas vão muito além: estimulam a criatividade, trabalham a coordenação e promovem a socialização dos pequenos.

O material didático é apropriado, com livros para o maternal e o GI. As crianças têm, inclusive, atividades de casa, incentivando os pais a participar do processo de aprendizagem dos filhos. Os professores são capacitados durante todo o ano letivo. Na creche, as crianças aprendem brincando, noções de autonomia e respeito.

As creches municipais funcionam das 7h às 17h. Neste espaço de tempo, as crianças participam de atividades pedagógicas, tomam banho e recebem quatro refeições por dia: café da manhã, almoço, lanche e jantar.

Nenhum comentário: