terça-feira, 21 de agosto de 2012

Seminário de Educação Inclusiva até sexta-feira

“Todos se igualam pelas suas diferenças”. Este é o tema do VI Seminário de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, aberto na noite desta segunda-feira (20) pela secretária de Educação, Joilza Abreu. O evento prossegue até sexta-feira (24), no auditório da secretaria, com a participação de profissionais da rede municipal de ensino de Campos e de outros 11 municípios da região.

A secretária ressaltou o trabalho desenvolvido pela equipe do Departamento Multiprofissional e os investimentos na educação inclusiva feitos pelo atual governo municipal. São 900 alunos atendidos nas 44 salas de recursos, 83 cuidadores e 12 intérpretes de Libras. Todas as creches e escolas modelo têm acessibilidade. 

- O trabalho que a equipe tem desenvolvido neste departamento tem o objetivo de incluir os diferentes, fazendo que eles se sintam valorizados. É importante que todos os profissionais da rede participem do seminário até sexta-feira. A proposta é melhorar cada vez mais a educação do município – disse Joilza, que agradeceu a presença de todos os participantes.

Ela fez uma homenagem à assistente social da secretaria, Clícia Ferreira, que morreu em um acidente na sexta-feira (17), na BR 101, e à fundadora da Associação de Proteção e Orientação aos Excepcionais (Apoe), professora Diva Goulart, que faleceu no sábado (18). “Ela foi nosso exemplo, nossa mestra, com que buscamos e sempre vamos buscar aprender”, destacou.

O palestrante da noite foi o diretor da Faculdade de Medicina de Campos, Nélio Artiles, que abordou o tema “Todos se igualam pelas diferenças”. A música “Unimultiplicidade”, de Ana Carolina, foi interpretada por animadoras culturais e instrutoras de artes da Coordenação de Animação cultural da Smec. O seminário pode ser acompanhado também através da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

Programação – Nesta terça-feira (21), acontecem mais três palestras: BPC, às 14h; A família na escola, às 15h; e Escola Inclusiva: um desafio para os sistemas educacionais, às 16h30.    

Nenhum comentário: