terça-feira, 4 de setembro de 2012

Programa de Aceleração da Aprendizagem capacita professores

A Secretaria Municipal de Educação (Smec) promoveu, na tarde desta segunda-feira (03), mais uma capacitação com professores do Programa de Aceleração da Aprendizagem I (PAAI). O objetivo das capacitações é aprimorar as atividades apresentadas em sala de aula e nos estudos dos livros oferecidos aos alunos da rede. 

Foram dois encontros com os temas “Consciência Fonêmica Trabalhando a Reação Grafema e Fonema” e “Adição e Subtração”, reunindo mais de 40 professores no auditório da Smec. “O PAAI é o programa que atua com crianças que ainda não são alfabetizadas, visando a correção de fluxo escolar dos alunos que estão em distorção idade-série”, explicou a coordenadora do PAA, Ana Paula Bessa

No primeiro encontro, as fonoaudiólogas, Simone Xavier e Tereza Satheer, orientaram os professores em como trabalhar com os sons das letras. “É importante que eles aprendam os sons para transmitirem para as crianças em sala de aula”, disse a fonoaudióloga Simone. 

No segundo encontro, a coordenadora de matemática, Cristina Pedra, orientou os professores sobre o uso da adição e subtração que destaca o cálculo mental, com composição e decomposição de números.

Desfiles em Ururaí e Santa Cruz nesta terça-feira

Os desfiles da Semana da Pátria, com o tema “Tecendo a paz e construindo o amanhã”, prosseguem nesta terça-feira (4), a partir das 9h, em Ururaí e em Santa Cruz. O 56º Batalhão de Infantaria abre o desfile em Ururaí, seguido da terceira idade.

Dez unidades escolares vão participar do desfile: Creche Luiz Gonzaga, Externato Pequena Layla, Externato Doce Mel; Escolas Municipais Pequeno Frederico, Manoel Ribeiro, Mário Barroso e João Borges Barreto;  Escola Sementinha do Céu, Ciep João Borges Barreto e Colégio Estadual Dom Otaviano de Albuquerque. A concentração será em frente ao Ciep.

Em Santa Cruz, o desfile terá a participação de quatro unidades escolares. A primeira será a Escola Municipal Helena Machado de Oliveira, seguida da Escola Municipal Jardim de Infância Alva Doralice, Escola Estadual Dr. César Tinoco e da Creche Escola Vera Pretyman.

Os desfiles na Semana da Pátria começaram no sábado (1º) e terminam no domingo (9), no Farol de São Tomé.  O desfile do Dia da Independência – 7 de setembro – será realizado no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop).

Paz na família, na escola, na sociedade, entre as gerações e a juventude,  entre outros temas, estão sendo abordados nos desfiles. “A implantação da educação para a paz nas escolas, igrejas, famílias e outras instituições é capaz de oferecer uma educação que valorize a vida, a gentileza, os vínculos de afeto, a solidariedade e, sobretudo, a tolerância com os diferentes”, destaca a secretária de Educação, Joilza Abreu.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Integração para oferecer maior segurança à população

A Coordenadoria de Segurança e Ordem Pública realizou, na manhã desta sexta-feira (24), reunião com representantes de diversos órgãos públicos e de segurança, com o objetivo de organizar uma capacitação para seus profissionais. Eles serão treinados para oferecer mais segurança à população campista, através de trabalho integrado. A reunião aconteceu no Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGI-M), nos altos da Rodoviária Roberto Silveira. A capacitação acontecerá nos próximos dias, em data ainda a ser divulgada.

O encontro desta sexta-feira foi comandado pelo assessor operacional do Centro de Monitoramento, o Guarda Civil Movan Alves Manhães. Serão capacitados servidores de diversos órgãos públicos e de segurança, como a Guarda Civil Municipal, Empresa Municipal de Transportes (Emut), Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. 

Eles vão aprender como operar as câmeras de monitoramento, sobre procedimentos corretos quando detectarem imagens suspeitas, utilização de instrumentos corretos para passar, imediatamente, informações para a Central de cada órgão.

A assessora operacional da Defesa Civil, Daiana Santana, informou que tem grandes expectativas para começar os trabalhos na Central de Monitoramento e afirma que se sente ainda mais útil nesta função. “Já trabalhei ajudando a sociedade quando havia enchentes, num período crítico, agora sei que posso contribuir ainda mais, o ano todo, para a prevenção de segurança da população. E para cada cidadão campista, creio que a sensação de segurança também aumenta”, disse Daiana.

Campanha de Vacinação: cerca de 10 mil doses aplicadas

A Campanha Nacional de Atualização do Cartão de Vacina, direcionada a crianças com até cinco anos terminou nesta sexta-feira (24). Em Campos, são cerca de 35 mil crianças nessa faixa de idade e, de acordo com o Departamento de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, até quinta-feira (23), dos 20 mil cartões verificados, mais da metade estava em dia. Nesse período, foram aplicadas aproximadamente 10 mil doses de vacinas.

No entanto, todas as vacinas continuarão disponíveis na rede municipal de saúde e os pais que não participaram da campanha terão outras oportunidades de completar a imunização dos filhos, garantindo que eles recebam as doses e reforços e fiquem imunes a doenças graves, como meningites e paralisia infantil, entre outras.

O secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, lembra que, durante a campanha foram disponibilizadas as vacinas do calendário básico da criança: BCG, Hepatite B, Pentavalente e Tetravalente, Vacina Inativada contra a Poliomielite (VIP) e Vacina Oral contra a Poliomielite (VOP), Rotavírus, Meningocócica C conjugada, Febre Amarela, Tríplice Viral e DPT, além da Prevenar e Hepatite A, oferecidas gratuitamente à população pela Prefeitura de Campos.

O diretor da Epidemiologia de Campos, Charbell Kury, disse que, no Dia D da campanha, sábado passado (18), 7.785 crianças foram levadas aos postos de vacinação. Dessas, 4.245 estavam com a imunização em dia: “Creio que teremos uma média bastante positiva de cartões de vacina atualizados, pois divulgamos bastante as campanhas de vacinação que realizamos e temos o maior programa de imunização do país”, concluiu

Fonte: www.campos.rj.gov.br

Seminário de Educação Inclusiva superou expectativas

O VI Seminário de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, com o tema “Todos se igualam pelas suas diferenças”, superou as expectativas. A avaliação é da diretora do Departamento Multiprofissional da Secretaria Municipal de Educação (Smec), Rita Chardelli. O evento, promovido pela Smec, terminou nesta sexta-feira (24), com uma exposição de materiais de salas de recursos da rede municipal de ensino.

- A participação no seminário foi muito boa, com uma média de 250 pessoas por dia, incluindo estudantes do Centro Universitário Fluminense (Uniflu). Os participantes elogiaram a organização do evento e os temas das palestras – disse Rita.

O encerramento do seminário contou também com a participação do coral da Escola Municipal Marechal Arthur da Costa e Silva, que cantou as músicas Carinho de verdade, de Xuxa; e Sementes do Amanhã, de Erasmo Carlos; sob a regência de Crisraquel, que também cantou a música Em qualquer Farol, do grupo Negritude Júnior. Antes, foi exibido o filme “Um amigo inesperado”, sobre uma criança autista.

- Através do filme, pudemos ilustrar as palestras do dia anterior sobre Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) – ressaltou a diretora do Departamento Multiprofissional. O seminário reuniu professores de 11 municípios. O evento foi aberto na segunda-feira (20), pela secretária de Educação, Joilza Abreu, no auditório da Smec.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Saturnino Braga também com creche-escola modelo

As creches-escolas modelos que foram implantadas no município pela prefeitura, vêm ganhando destaque e referência dentro da rede municipal. Prova disto é o diferencial que estas instituições têm em comparação com os modelos tradicionais. Recebendo pela primeira vez uma unidade escolar desse padrão, a localidade de Saturnino Braga, na Baixada Campista, também está sendo contemplada com uma instituição modelo. No local, as intervenções já começaram e estão a todo vapor.

De acordo com o encarregado da empresa responsável pela obra, José Marcelo de Souza Oliveira, o local já começou a receber os primeiros investimentos, como reboco e colocação de pastilhas nas paredes. “Ao longo da semana estaremos finalizando os serviços de reboco e colocando os gessos”, adiantou o encarregado.

Segundo Lucimara Alves de Souza dos Santos, do departamento de infra-estrutura da Secretaria Municipal de Educação (Smec), as creches foram implantadas no governo atual e irão acoplar cerca de 100 crianças. Ainda de acordo com ela, as unidades são diferenciais porque, além dos berçários, maternais, refeitório, entre outras coisas já existentes nas unidades tradicionais, essas instituições têm brinquedoteca, lavanderia, área de serviço e a grande novidade: a sala de amamentação.

Seminário de Educação Inclusiva até sexta-feira

“Todos se igualam pelas suas diferenças”. Este é o tema do VI Seminário de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, aberto na noite desta segunda-feira (20) pela secretária de Educação, Joilza Abreu. O evento prossegue até sexta-feira (24), no auditório da secretaria, com a participação de profissionais da rede municipal de ensino de Campos e de outros 11 municípios da região.

A secretária ressaltou o trabalho desenvolvido pela equipe do Departamento Multiprofissional e os investimentos na educação inclusiva feitos pelo atual governo municipal. São 900 alunos atendidos nas 44 salas de recursos, 83 cuidadores e 12 intérpretes de Libras. Todas as creches e escolas modelo têm acessibilidade. 

- O trabalho que a equipe tem desenvolvido neste departamento tem o objetivo de incluir os diferentes, fazendo que eles se sintam valorizados. É importante que todos os profissionais da rede participem do seminário até sexta-feira. A proposta é melhorar cada vez mais a educação do município – disse Joilza, que agradeceu a presença de todos os participantes.

Ela fez uma homenagem à assistente social da secretaria, Clícia Ferreira, que morreu em um acidente na sexta-feira (17), na BR 101, e à fundadora da Associação de Proteção e Orientação aos Excepcionais (Apoe), professora Diva Goulart, que faleceu no sábado (18). “Ela foi nosso exemplo, nossa mestra, com que buscamos e sempre vamos buscar aprender”, destacou.

O palestrante da noite foi o diretor da Faculdade de Medicina de Campos, Nélio Artiles, que abordou o tema “Todos se igualam pelas diferenças”. A música “Unimultiplicidade”, de Ana Carolina, foi interpretada por animadoras culturais e instrutoras de artes da Coordenação de Animação cultural da Smec. O seminário pode ser acompanhado também através da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

Programação – Nesta terça-feira (21), acontecem mais três palestras: BPC, às 14h; A família na escola, às 15h; e Escola Inclusiva: um desafio para os sistemas educacionais, às 16h30.    

Estudantes confirmam descoberta de dois asteróides

Cinco alunos da Escola Municipal Pequeno Jornaleiro confirmaram a descoberta de dois asteróides, através da análise de imagens enviadas pela International Asteroid Search Campaingn (Iasc). O trabalho dos estudantes é realizado no laboratório de informática da escola, em parceria com o Clube de Astronomia Louis Cruls, e coordenado pelo presidente do clube, Marcelo de Oliveira.

- A confirmação é importante para que a descoberta dos asteróides seja reconhecida pelo Minor Planet Center, que faz o registro, e pela União Astronômica Internacional (IAU), que dá nomes aos asteróides. Estes estudantes estão dando a primeira contribuição para a área de astronomia. A campanha vai até o dia 18 de setembro. Eles ainda têm mais quatro semanas para trabalhar – destaca Marcelo.

Ao todo, oito alunos do segundo segmento do ensino fundamental da Escola Pequeno Jornaleiro estão analisando as imagens em busca de novos asteróides ou de confirmar a existência de asteróides já descobertos. “Estes estudantes participam da campanha junto com estudantes de vários países. Agora que já estão mais experientes, esperamos que eles descubram novos asteróides. Se não conseguirem, já marcaram presença – ressalta o presidente do Clube de Astronomia.

A indicação da escola para participar do projeto foi feita pela Coordenação de Ciências da Secretaria Municipal de Educação. “A participação destes alunos foi fundamental para o reconhecimento destes dois asteróides. É extremamente gratificante ver que nossos alunos são reconhecidos internacionalmente”, ressalta a secretária Joilza Abreu.

O diretor da escola, Jaimar Carvalho, considera histórico o trabalho dos alunos. “O contato com o mundo científico é fundamental. Este trabalho pode estar possibilitando que nossos alunos se tornem cientistas - declara Jaimar, ressaltando a importância da parceria com o Clube de Astronomia. 

Para a estudante Renata Chagas, do 9º ano, que sonha em ser astronauta, a confirmação da descoberta dos asteróides é um passo importante. “Estou muito feliz em poder participar deste trabalho e contribuir para que os asteróides sejam reconhecidos”, conta.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Prefeitura abre inscrição para bolsas universitárias

A Prefeitura de Campos, através da Secretaria de Educação, está com inscrições abertas para o Programa de Bolsas de Estudo Universitárias para o segundo semestre de 2012. As inscrições seguem até sexta-feira (17), às 23h59, no endereço eletrônico www.smec.campos.rj.gov.br/bolsauniversitaria.

As bolsas são para os cursos de Artes, Arquitetura, Administração, Matemática, Ciências, Ciências Contábeis, Geografia, História, Letras, Logística, Engenharia Ambiental, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia de Petróleo e Gás e Engenharia Civil. As inscrições são novos bolsistas.

Os candidatos deverão entregar os documentos necessários até a próxima segunda-feira (20), no Protocolo da Secretaria de Educação, localizada na Praça Cinco de Julho, 60, antigo prédio da Estação Ferroviária Leopoldina. Os documentos deverão estar dentro de um envelope lacrado, constando a seguinte identificação: nome da faculdade, curso/período em que está matriculado, nome para contato e e-mail.

O chamamento público 03/2012-SMEC, em atendimento à Resolução 01/2012, foi publicado no Diário Oficial do município nesta segunda-feira (13).

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Creche Escola: crianças aprendem brincando

O processo de aprendizagem dos alunos da rede municipal começa pela creche, desde o berçário, através da estimulação. “A creche é um espaço onde a educação acontece de forma plena, por meio do cuidar e do educar”, ressalta a coordenadora de Educação Infantil/Creche, da Secretaria Municipal de Educação, Simone Santos.

Segundo Simone, a creche exerce um papel fundamental no processo de construção do conhecimento das crianças. Os jogos pedagógicos parecem simples brinquedos, mas vão muito além: estimulam a criatividade, trabalham a coordenação e promovem a socialização dos pequenos.

O material didático é apropriado, com livros para o maternal e o GI. As crianças têm, inclusive, atividades de casa, incentivando os pais a participar do processo de aprendizagem dos filhos. Os professores são capacitados durante todo o ano letivo. Na creche, as crianças aprendem brincando, noções de autonomia e respeito.

As creches municipais funcionam das 7h às 17h. Neste espaço de tempo, as crianças participam de atividades pedagógicas, tomam banho e recebem quatro refeições por dia: café da manhã, almoço, lanche e jantar.

Aulas na Fundação Zumbi já começaram

As aulas do Pré-vestibular Social (Pré-vest), Inglês Técnico e oficinas de ballet, dança de salão, judô, capoeira, teatro, violão e lambaeróbica tiveram início nesta terça-feira (07). Todos estes cursos são ofertados pela Fundação Municipal Zumbi dos Palmares (FMZP). O diretor cultural, Juscelino Resende, informa que as aulas do Pré IFF (preparatório para o Instituto Federal Fluminense) terão início no dia 17 de setembro.

- As inscrições para todos os cursos continuam abertas - esclareceu Juscelino, ressaltando que os cursos são de qualidade, visto que as aulas são ministradas por profissionais capacitados e forma novos profissionais para o mercado de trabalho, cada vez mais competitivo.

De acordo com o diretor, os interessados devem se dirigir de segunda à sexta-feira, das 8h às 21h, na sede da Zumbi, na Rua Comendador José Francisco Sanguedo, 129, Centro, munidos de xerox de documentos exigidos por cada curso e conforme divulgado no site www.campos.rj.gov.br.

Espaço do Empreendedor: quase 9 mil trabalhadores formalizados

Próximo de completar a marca de nove mil microempreendedores formalizados, a Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca) continua facilitando a vida das pessoas que pretendem ter seu próprio negócio através da criação de um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e procuram suporte da Previdência Social através da formalização. Diversos ramos de profissionais se formalizaram e agradecem a oportunidade, que vai além da formalização, já que recebem palestras e participam de rodadas de negócios. O Espaço Empreendedor  funciona às quartas-feiras, de 9h às 12h, no Palácio da Cultura.

“Isto que estava faltando em Campos”, destaca André Baltazar, 27. Ele e o amigo Vincer Azevedo, 22, já se formalizaram e estão agradecidos por poder contar com um espaço onde encontram diversas modalidades de profissionais em um ambiente só. “Já trabalhamos em empresas de segurança, nos especializamos na área e sempre quisemos esta liberdade de poder sustentar nosso próprio negócio e receber os benefícios a longo prazo.  A gente só tem a agradecer”, destaca André.

Luiz Cláudio Soares Viana, 55, recebeu das mãos do presidente da Codemca, Jivago Faria, uma camisa do Espaço Empreendedor e com um sorriso no rosto explica que trabalha com trenzinho da alegria. “O fato de trabalhar com crianças só faz com que eu deva ter ainda mais responsabilidade e me formalizar é uma forma de mostrar comprometimento com meu trabalho. Antes, costumava tirar as notas fiscais com meu CPF. Agora, já possuo CNPJ, o que é muito importante para mim. Centralizar todos os serviços que precisamos para nos formalizar, foi fundamental”, relata.

Fonte: www.campos.rj.gov.br

Caminhada pelo aniversário da Lei Maria da Penha

Na manhã desta quarta-feira (08), o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) fez uma caminhada pelas ruas centrais da cidade em comemoração aos 6 anos de aniversário da Lei Maria da Penha. A concentração foi no Calçadão, próximo à Catedral Diocesana.

O objetivo da Comdim é fomentar a população campista um maior conhecimento da Lei. Os trabalhos feitos pelo órgão são de orientação, norteação, capacitação e fiscalização que, segundo a presidente do Comdim, Margarida Estela Mendes do Nascimento, tem atingido todos os objetivos.

O órgão tem parceria de trabalhos para capacitação com a UFF, Uenf, Unimed, CDL e a Secretaria de Família e Assistência. “A Lei Maria da Penha é da sociedade. A sociedade campista tem que se apoderar desta lei. Estamos solicitando uma Delegacia da Mulher para ser instalada na nossa cidade, por enquanto está tudo no papel, mas tenho grandes expectativas para que vire realidade”, disse a presidente. 
Fonte: www.campos.rj.gov.br


quinta-feira, 26 de julho de 2012

Encontro com professores da EJA começa no dia 30

A Secretaria de Educação realiza a partir de segunda-feira (30), o Encontro com os Professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na oportunidade será apresentado o material de trabalho para o segundo semestre. O encontro será aberto às 18h, na Escola Municipal Professora Vilma Tâmega. 

O primeiro dia do encontro é destinado aos professores de Língua Portuguesa e Ciências. Na terça-feira (31), será a vez dos professores de Geografia, Língua Inglesa, Arte e Matemática, todos do 2º segmento.

Para os professores do 1º segmento, o encontro vai acontecer na quinta-feira (2) e na sexta-feira (3), no auditório da Secretaria de Educação. O encontro será realizado sempre às 18h.  Os professores de Educação Física terão o encontro com a coordenação da área nos dias 2 e 3, na Fundação Municipal de Esportes (FME).

Prefeitura inicia convocação dos aprovados nos concursos

A Prefeitura de Campos inicia nesta quarta-feira (25) a convocação dos selecionados nos concursos públicos realizados nos dias 20 e 27 de maio e 03 de junho. Segundo a secretária de Planejamento e Gestão, Ana Lúcia Boynard, 304 selecionados serão chamados nesta primeira convocação. Os convocados devem comparecer à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) entre os dias 30 de julho e três de agosto, das 9h às 17h, para tomar ciência oficial e pegar encaminhamento para o exame admissional. De acordo com o calendário divulgado para a marcação de exames médicos admissionais, os candidatos terão opções de fazer os exames em agosto, no Rio de Janeiro, ou em setembro, em Campos.

- Os convocados poderão escolher entre dois períodos para os exames médicos e ambos comportam o total de 304 convocados: eles poderão fazer no Hospital Universitário Pedro Ernesto, no Rio de Janeiro, entre os dias seis e 10 de agosto, ou na sede do Previcampos (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Campos dos Goytacazes), em Campos, entre os dias 10 e 14 de setembro – informa a secretária.

Nos três dias de provas, mais de 53 mil candidatos concorreram as 1.028 vagas oferecidas. Na área de Educação foram realizadas provas para Professor II, 25h e 35h, e para funções de nível superior, como Pedagogo e professores de disciplinas específicas. 

O concurso de Nível Médio ofereceu vagas para diferentes áreas e, as carreiras de Nível Superior, foram oferecidas vagas para Médico, Assessor Técnico, Fiscal de Saúde Pública, Fisioterapeutas, entre outras. “Todos os cargos dos três editais têm presença nesta primeira convocação”, informa Ana Lúcia.


Fonte: www.campos.rj.gv.br

Moradores da Ilha do Cunha felizes com casas do Morar Feliz

“Um sonho realizado”. A afirmação é da merendeira Maria Antonia Rangel Carvalho, 51 anos. Ela e a família moravam na comunidade Ilha do Cunha e foram contempladas com uma casa no conjunto habitacional Morar Feliz do Parque Esplanada, o maior programa habitacional do do país, desenvolvido por uma prefeitura. Até agora, a Prefeitura de Campos, através dos recursos dos royalties do petróleo, construiu mais de cinco mil novas moradias, gerou milhares de empregos e retirou pessoas que viviam em área de risco e/ou em condições subumanas.

Maria Antonia afirma que, através deste programa, o sonho dela e de muitas outras famílias foi realizado. “A casa é digna em vista de onde eu morava. Na Ilha do Cunha, eu tinha que dividir três cômodos com mais quatro pessoas. É um privilégio quem ganha uma casa do Morar Feliz que tem quintal, dois quartos e muito mais. Só em saber que não vai entrar mais água na minha casa, é um alívio, pois eu já perdi muita coisa na enchente”, falou.

A doméstica Viviane de Souza Reis, 30, é uma das que mais ansiava por um imóvel no Parque Esplanada. “Chega de tanto sofrimento. Eu, por exemplo, morava em dois cômodos e passava por muitas dificuldades. Agora, eu tenho certeza que serei feliz daqui pra frente, pois tenho a certeza que estou deixando uma herança para os meus três filhos”, comentou.

O subsecretário de Defesa Civil Municipal, Edison Pessanha, informou que nesta quarta-feira (25), 31 famílias foram retiradas da Ilha do Cunha e se mudaram para o conjunto no Parque Esplanada. “Ao todo, mais de 140 famílias foram contempladas e, no conjunto, foram construídas 186 moradias, sendo que o restante é para atender a demanda de outros bairros onde pessoas vivem em áreas de risco e/ou condições subumanas”, disse Pessanha, esclarecendo que as mudanças continuam nesta quinta-feira (26).


Fonte: www.campos.rj.gov.br

Réplica de artista campista agora é parte do acervo da AEB

O artista plástico campista Ricardo Salgado já está de volta a Campos, depois de participar da 64ª Reunião Anual da SBPC nos dias 22 e 23 de julho, no campus Dacanga da Universidade Federal do Maranhão. Ele apresentou a única réplica do Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres, da Agência Espacial Brasileira (AEB). A réplica foi lançada no estande da AEB e apresentada pelo presidente do órgão, o matemático José Raimundo Braga Coelho. 

O evento teve a participação de estudantes universitários e autoridades, além das presenças do Ministro da Ciência e Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp; e da diretora de Assuntos Internacionais, Miriam Lucy. Agora, a réplica vai fazer parte do acervo da Agência Espacial Brasileira e só terá saída para grandes eventos. 

Ricardo Salgado anunciou que vai voltar à escola modelo onde fez o pré-lançamento da réplica do satélite, com uma exposição, e para uma palestra onde vai divulgar um material da Agência Espacial Brasileira. Recentemente, o artista foi convidado para participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012, que terá a culminância no dia 17 de outubro no município de Maricá-RJ. 

- Venho do Maranhão muito feliz por representar o nome da minha cidade em mais um evento importante. O presidente da Agência Espacial Brasileira ficou bastante satisfeito. Tive uma grande exposição na mídia local, onde tive a oportunidade de falar dos atrativos de nossa cidade, dos investimentos que estão sendo feitos na área social e do grande empreendimento que é o Complexo Logístico Farol-Barra do Furado - falou o artista plástico.


Fonte: www.campos.rj.gov.br

Paisagismo muda aspecto de 40 praças como entrada da cidade

Após ter priorizado nos três últimos anos a realização de pacotes de obras de infraestrutura (recuperação de ruas e construção de redes de drenagem e esgoto) nos pontos mais críticos dos bairros, distritos e localidades do interior, a prefeitura passou a desenvolver um amplo programa de paisagismo, que já mudou o aspecto de 40 praças e diversos pontos de entroncamento de vias de acesso, a exemplo da entrada da cidade no setor sul da BR-101, no antigo trevo do Índio, que virou um novo cartão postal de Campos. 
    
A construção de um moderno trevo com rotatórias recebeu tratamento paisagístico, com extensa área gramada, plantio de dezenas de palmeiras imperiais, milhares de mudas de plantas florais e colocação de pedritas branças em trecho de rua interna, deram novo aspecto na entrada da cidade e tem chamado a atenção de quem passa pela cidade ou circula por diversas vias dentro da cidade, como a nova avenida Jose Carlos Pereira Pinto, avenida Arthur Bernardes, avenida Alberto Lamego, avenida Friburgo, Trevo de interseção da avenida Carlos Alberto Chebabe com Rua Zuza Mota, canteiros da cabeceira da ponte General Dutra, junto da avenida XV de Novembro, dentre outros locais na cidade, como a confluência da rua Alvarenga Filho, Pelinca e Voluntários da Pátria.
    
O mecânico de aviação, Marcos Gouvea da Silva, campista que trabalha numa empresa de viação aérea há 23 anos, relata que a antiga entrada da cidade era motivo para chacotas de seus colegas cariocas e capixabas, toda vez que passavam com ele pelo trevo de entrada da cidade. Mas, segundo Marcos, agora, depois da execução das obras no antigo Trevo do Indio, com tratamento de paisagismo, as chacotas deram lugar a elogios. Ele relata.
    
- Toda vez que algum amigo da empresa chegava comigo na cidade ficavam fazendo gozações por causa da estátua ridícula do índio, que tinha na entrada da cidade. Eu ficava furioso, porque amo minha cidade, mas os caras tinham razão em criticar, porque a entrada da cidade era mesmo muito feia. Venho a cidade a cada dois meses e fiquei feliz da vida quando percebi a obra que mudou todo trevo do Indio, com um novo acesso para a avenida 28 de Março, que tem canteiro gramado, bem sinalizada e iluminada e importante para evitar os engarrafamentos na entrada da cidade. Eu trouxe um desses meus amigos na semana passada e tive a sorte de chegar à noite e ser surpreendido com uma iluminação especial que valoriza as palmeiras e os jardins. Meu amigo que mora na Barra (da Tijuca) ficou encantado e disse que o indio fugiu e no lugar surgiu um cartão postal de cidade bem cuidada. Gostei quando ele admitiu que nem na avenida Ayrton Senna tem um trevo tão bem cuidado - relatou Marcos Gouvea.    
     
A campista Letícia França Andrade está há três anos e meio morando em Jaraguá do Sul (SC) e sempre que pode vem à cidade visitar a família e rever amigos. Ela afirma que, além da beleza do trevo da nova entrada da cidade, também percebeu mudanças na Tapera até as proximidades de Ururaí e no trânsito na chegada a Campos. É que, com a nova Avenida Arthur Bernardes, a prefeitura criou uma nova opção para os motoristas que preferem evitar a 28 de Março, melhorando a fluidez do tráfego no local. Além disso, famílias que viviam em área de risco às margens da BR-101 na Tapera, também, foram removidas para as casas do Programa Morar Feliz e as antigas construções foram demolidas, criando uma nova paisagem no local.

- Aquela entrada da cidade era o caos. Na época em que eu trabalhava em Macaé, o trânsito ficava parado ali nesse trevo. Era a pior parte da viagem pra mim. Parecia uma eternidade fazer aquela volta no trevo pra voltar para o shopping estrada. Nas minhas últimas idas a Campos, o trânsito no trevo flui melhor. As mudanças melhoraram e, muito, até aquele trecho perto de Ururaí ficou ótimo - disse a funcionária pública.

Para mudar a paisagem das praças, que antes apresentavam aspecto tosco, com terra, poeira, buracos em piso de cimento remendado, e mato em vez de canteiros, a Prefeitura contratou empresa especializada no desenvolvimento e execução de projetos de paisagismo, e transformou a realidade visual dos espaços públicos, criando Centros de Convivências, com novos equipamentos urbanos, quadras poliesportivas cobertas, playgrounds e jardins gramados e floridos. Algumas praças ganharam campo gramado para futebol socity, com refletores e alambrado. 
    
- Os projetos levam em conta a dimensão dos espaços e o que ha no entorno. Trabalhamos com inúmeras variedades de plantas de forma a variar e combinar os ambientes. Ate a grama é empregada conforme o local. Onde existem áreas ensolaradas utilizamos a grama esmeralda; onde há sombras, empregamos a grama amendoim, que exige outras variedades de plantas florais. São ixórias, antúrios, e inúmeras plantas, como as trepadeiras nos jardins suspensos nas margens do Canal Campos-Macaé, na Orla, junto ao 56º Batalhão do Exército e outros locais - explicou Bruno Gomes, coordenador da execução dos projetos de paisagismo da Emec, empresa responsável pela execução dos projetos e manutenção de todos canteiros das vias e praças, que embelezam também locais como a Jardim São Benedito, canteiros da rotatória da avenida do Contorno, da avenida Nilo Peçanha, dentre outros locais públicos.  


Fonte: www.campos.rj.gov.br

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Aluno campista é destaque no “Esporte Espetacular”

O aluno do Ciep Professora Carmem Carneiro, Gabriel Ferreira Muniz, foi destaque no Esporte Espetacular, da Rede Globo, neste domingo (22). O menino campista, que não tem os dois pés, é estudante da rede municipal e um dos artilheiros dos Jogos Estudantis das Escolas Municipais (Jeem). 

Gabriel, que é o craque do futsal da escola, tem um sonho: quer ser o melhor jogador de futebol do mundo, como seu ídolo, Messi.  Acostumado a vencer desafios e superar obstáculos, o menino, que andou com 1 ano, leva uma vida normal como os colegas da escola, e garante: “Eu vou ser o Messi brasileiro”.

A agilidade de Gabriel, o equilíbrio e o domínio de bola impressionam. Ele tem 11 anos, mas gosta de jogar com os meninos maiores, de 13 e 14 anos, e não tem moleza: joga de igual para igual. Querido e respeitado pelos colegas, Gabriel está sempre alegre, de bem com a vida.

- Pela deficiência que ele tem, era para ser um menino triste, mas, pelo contrário, é alegre, atencioso, inteligente, joga muito, tem talento. Todos gostam dele – afirma o professor de educação física, Sérgio Lopes.

Joaquim Mateus Ferreira Muniz, irmão de Gabriel, diz que ele é mil e uma utilidades: joga futsal, faz hip-hop, capoeira, solta pipa e toca meia lua, na banda. Gabriel e o irmão estudam em tempo integral. As atividades culturais, e esportivas fazem parte do Programa Mais Educação, do governo federal, em parceria com a Prefeitura de campos.

Gabriel está no 4º ano do ensino fundamental. “Ele é bom aluno, tira nota boa em todas as matérias. É um menino alegre, inteligente, brinca, corre, adora jogar futebol. Está sempre buscando superar os limites”, destaca o professor do menino, Maycon Barcelos.


http://globoesporte.globo.com/programas/esporte-espetacular/noticia/2012/07/gabriel-de-11-anos-comanda-time-de-futebol-da-escola-mesmo-sem-os-pes.html

Parque Alberto Sampaio vai ser totalmente remodelado

A prefeitura está reformando o Parque Alberto Sampaio, área de lazer que fica no coração da cidade. O espaço será dividido em duas partes. A primeira parte será um estacionamento para 136 vagas, entre elas, algumas destinadas a deficientes e idosos. Na segunda parte serão construídos dois quiosques, um parquinho infantil, um pergolado, substituído o piso atual por piso intertravado e reativado o lago existente, incluindo uma ponte em madeira. Será ainda construída uma pista de skate no lugar da arena, feita a recuperação da arquibancada e a recuperação paisagística.

O secretário municipal de Obras e Urbanismo, Edílson Peixoto, explica que o Parque Alberto Sampaio será um espaço agradável, bonito, arborizado e que vai integrar toda a família com atrativos para todos. “A  reforma desse espaço representa uma renovação na cidade, uma reconquista para a população. Há alguns meses o parque abrigava mendigos, pessoas que se drogavam e assaltantes. Com a obra será um espaço vigiado e utilizado pelas famílias”, afirmou o secretário Edílson Peixoto. 

Parque Alberto Sampaio - O Parque Alberto Sampaio foi inaugurado em 1988, pelo então Prefeito José Carlos Vieira Barbosa (Zezé Barbosa), falecido no ano passado. O Parque foi construído no local onde antes existia o “Jardim de Alah”. O nome é uma homenagem ao ilustre campista, médico, naturalista, sociólogo, geógrafo e botânico de renome internacional, nascido em 1881, Alberto Sampaio. Os autores da obra foram os arquitetos Francisco Leal, Cláudio Valadares, Ocemir Boticelli e José L. Saraiva. Em 1997, no segundo governo do então prefeito e atual deputado federal, Anthony Garotinho, o Parque Alberto Sampaio sofreu uma reforma que recuperou e preservou a beleza do local. Desde então, foi abandonado pelo poder público.


Fonte: www.campos.rj.gov.br

Servidor optante pode ainda requerer o FGTS

Os servidores da Prefeitura de Campos optantes do regime jurídico único em 1991 e 1997 podem ainda requerer a liberação do FGTS no decorrer da próxima semana. A Secretaria de Planejamento e Gestão continuará nesta segunda-feira (23) receber os servidores com direito ao benefício para preenchimento do requerimento, e dos termos de autorização, quitação e renúncia, que são necessários para receber o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) no período compreendido entre os anos de 1991 e 1997.

A secretária de Planejamento e Gestão, Ana Lúcia Boynard, informou que até quinta-feira (19), 1.238 termos já haviam sido preenchidos. “Uma parte destes já está sendo instruída no Departamento Pessoal, depois vai vir para o setor de Orçamento. A expectativa é que no final da semana que vem, comecemos a depositar, na ordem de entrada, os primeiros processos informados, que deram entrada na segunda-feira”, informou Ana Lúcia.

Para requerer o FGTS, o servidor deve preencher o termo de autorização, quitação e renúncia. Os documentos necessários para dar entrada no processo são: identidade, CPF, contra-cheque, carteira de trabalho e PIS-PASEP. As solicitações estão sendo feitas no Auditório Edgar Coelho dos Santos, no Centro Administrativo José Alves de Azevedo, sede da prefeitura, no horário das 9h às 17 horas.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Câmara de Dirigentes Lojistas comemora Dia do Comerciante

A Prefeita Rosinha Garotinho participou nesta segunda-feira (16) do evento em comemoração ao Dia do Comerciante, realizado no Calçadão Boulevard Francisco de Paula Carneiro, no Centro. Rosinha partiu o primeiro pedaço do bolo de 15 metros oferecido pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

- Investimos mensalmente, só em folha de pagamento, em torno de R$ 50 milhões, que são gastos no nosso comércio, o que representa hoje 10% do Produto Interno Bruto (PIB). Eu fico feliz com a empregabilidade de muitas pessoas devido à implantação da passagem social a R$ 1 e Campos alcançou por dois anos consecutivos a sétima colocação de cidades do Brasil que mais emprega, aquecendo o comércio e o desenvolvimento econômico da cidade – comentou a prefeita.

O presidente da CDL, Marcelo Mérida, disse que a razão da existência dos lojistas e comerciantes são os consumidores. “Neste dia nós comemoramos três elos, que são os comerciantes, comerciários e, principalmente, os consumidores. Campos, em termos de comércio, tem se tornado referência nas Regiões Norte e Noroeste Fluminense”, falou presidente.

Participaram, ainda, do evento, o secretario de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Neves, o presidente da Associação dos Comerciantes e Amigos da Rua João Pessoa e Adjacências (Carjopa), Eduardo Chacur, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Amaro Ribeiro Gomes, entre outras autoridades.


Fonte: www.campos.rj.gov.br

Abertas inscrições para o Núcleo de Formação Continuada

Estão abertas as inscrições para as oficinas de artes plásticas, música, dança e teatro, que serão realizadas pelo Núcleo de Formação Continuada, da Coordenação de Animação Cultural, da Secretaria Municipal de Educação (Smec). Os animadores culturais e instrutores de artes e ofício da rede podem se inscrever na própria coordenação até o dia 10 de agosto, das 8h às 17h.

 As oficinas começam no dia 13 de agosto e vão até o final do ano letivo, com aulas as segundas e quartas-feiras pela manhã e à tarde. “A proposta é treinar os animadores e instrutores, para que eles aprendam técnicas para trabalhar outras vertentes em sala de aula”, informa o coordenador da Animação Cultural, Antônio Sérgio Caetano (Xuxa).

 - Ao final das oficinas, vamos apresentar um auto de Natal e um festival de corais, com músicas natalinas, com a participação dos alunos das escolas onde os animadores culturais e instrutores atuarem, mostrando o resultado do trabalho realizado nas escolas. O objetivo maior é que, através da música, as crianças trabalhem suas ações – completa Xuxa.

 O Núcleo de Formação Continuada funciona na sede da Fundação Municipal de Esporte (FME). No primeiro semestre, 78 animadores culturais e instrutores de artes e ofício participaram das oficinas. A culminância aconteceu no dia 4 deste mês, no auditório da Secretaria de Educação, com a apresentação de um espetáculo de música, dança e teatro, com a participação de alunos de sete escolas municipais.

Merenda saudável nas creches e escolas

Merenda boa é merenda de qualidade. Esta é a proposta da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, com a implantação dos projetos “Merenda saudável é merenda colorida”, “Horta nas Escolas” e o Concurso de Culinária, com receitas colocadas no cardápio.  Ao todo, 10 nutricionistas atuam visitando as creches que possuem refeitórios, para garantir uma refeição balanceada e nutritiva para as crianças.

O cardápio preparado por nutricionistas, para os alunos das creches, inclui filé de peito de frango, ovos, sucos, sucrilhos, frutas, verduras e legumes. Para degustar esta alimentação nutritiva, a criançada tem horário definido. O café da manhã é oferecido às 8h30, o almoço às 11h, o lanche da tarde às 13h30 e o jantar às 15h30.  

Segundo Rosilane Pinto da Silva, mãe de Miguel, de 2 anos, a merenda é muito boa e o seu filho adora. “Hoje, quando falo em levá-lo para a creche, ele fica todo alegre, inclusive pelas atividades oferecidas na creche”, disse. O menino é aluno da Creche-Escola Modelo Irmã Dulce, do Parque São Benedito. 

- A construção de políticas públicas como garantia dos direitos elementares do cidadão faz parte, hoje, da agenda de todos que estão comprometidos com a consolidação da democracia e a eliminação das injustiças presentes na sociedade contemporânea – ressaltou a secretária de Educação, Joilza Rangel Abreu.

Merenda nutritiva melhora o rendimento escolar - De acordo com a diretora do Departamento de Nutrição Escolar, Maria Elisa Duarte, as creches têm acompanhamento de nutricionistas, cozinheiras e auxiliares de cozinha. Para ela, a importância de uma merenda escolar é uma questão de qualidade. 

- A alimentação escolar de qualidade influencia positivamente no rendimento escolar do aluno, aumentando a capacidade de concentração nas atividades diárias. A merenda permite que a criança não sinta fome durante o período de cinco horas, nas escolas, e de 10 horas nas creches - destacou.

A diretora da Creche-Escola Modelo Irmã Dulce, Núbia de Souza Motta, ressaltou a importância da merenda de qualidade para as crianças. “Temos quatro cardápios, um para cada semana, com variedades de frutas, legumes e verduras. Os produtos são todos frescos, pois são entregues na creche duas vezes por semana. Tudo é preparado no dia em que vai ser consumido, nada é reaproveitado - enfatizou. 

- É visível a energia das crianças, devido à merenda – afirmou a diretora. Segundo ela, quando há necessidade de uma alimentação diferenciada, prescrita por um médico, como leite especial ou alimentação específica, a rede fornece os produtos.

Os cardápios da merenda escolar são elaborados em conformidade com a Resolução/CD/FNDE 38, de 16 de julho de 2009, que estabelece cardápios por modalidade de ensino e por faixa etária, para atender as necessidades nutricionais dos alunos da municipal de ensino.

Microcrédito do Fundecam disseminando informações

Agentes do Programa de Microcrédito do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam) promovem este mês nos Parques Nova Brasília, Esplanada e Corrientes. Divulgação entre os moradores sobre o programa que tem como objetivo disponibilizar recursos para auxiliar o cidadão empreendedor na manutenção e na ampliação de seu negócio. O financiamento varia entre R$ 300 a R$ 15 mil, com taxas de juros de 0,64% ao mês e pagamento em até 24 meses.

Segundo o presidente do Fundecam, Otávio Amaral, pode se cadastrar para o microcrédito empreendedor, cabeleireiros, lojistas, mecânicos, pedreiros, vendedores ambulantes ou donos de bar. “O financiamento pode ser destinado ao capital de giro (matéria-prima) ou a investimento fixo (máquinas, equipamentos e obras”, explicou o presidente.

Otávio voltou a falar que, através deste trabalho de campo, o Fundecam já aplicou mais de R$ 2 milhões, beneficiando cerca de 380 microempreendedores, mantendo mais 660 empregos e gerando mais de 160 novos postos de trabalho. “Continuamos visitando vários cantos do município, divulgando o microcrédito e promovendo a inclusão econômica e social”, ressaltou.

Os interessados também podem ligar para os telefones 2722-2864 e 2724-2535. Ainda no site oficial da Prefeitura (www.campos.rj.gov.br) há um link do Fundecam Solidário, que direciona o internauta à página do Fundecam. Lá, ele encontra todas as informações sobre o programa e uma simulação de crédito.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Pesquisadores: material arqueológico no Solar do Colégio

Cachimbos, ossos, moedas, porcelanas entre outros materiais dos séculos XVIII e XIX, foram encontrados pelos pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em parceria com a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e o Museu Histórico Nacional no Solar do Colégio, onde funciona o Arquivo Público Municipal Waldir de Carvalho administrado pela Prefeitura de Campos através da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima. O projeto intitulado “Café com açúcar: Escravidão  em área de açúcar e café no Sudeste rural”.

De acordo com o arqueólogo Luiz Claudio Symanski, cerca de 10 a 15 pesquisadores estão buscando no local artefatos dos trabalhos dos escravos nos séculos XVIII e XIX, na Senzala, na cerâmica de produção local e nas redondezas. “Estamos buscando fragmentos de peças inglesas e portuguesas, ornamentos e colares, além de restos de animais como porcos, animais silvestres”, disse o arqueólogo.

- Aqui é o começo de um projeto que vamos fazer no interior do Rio de Janeiro, terra do açúcar, e em São Paulo, que é grande produtor de café. Optamos por este local, já que é importantíssimo para a história. Vamos descobrir como viviam as comunidades durante a escravidão e após a abolição – completa, acrescentando que os trabalhos prosseguem até o dia 30 de Julho, com previsão de retorno no primeiro semestre de 2013.

A estudante de Ciências Sociais, Luara Antunes, de 21 anos, ficou encantada com a beleza do Solar. “É inexplicável. Aqui, estamos descobrindo como eram as relações de poder entre as duas classes sociais, o escravo e os senhores. A diferença de consumo já que podiam ganhar seu próprio dinheiro. A pesquisa com o moradores do entorno do Solar vai acrescentar  nos estudos, fazendo  a ligação passado- presente”, destaca.

Riquezas históricas - A presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro, informa que os moradores e visitantes podem ter acesso às riquezas históricas de Campos através de jornais, registros e documentos da Câmara Municipal de Campos e da Prefeitura de Campos no Arquivo Público. Exposição de fotos sobre a Memória do Solar além do laboratório de restauração de acervo, sendo o único do interior do Estado do Rio de Janeiro. “A política cultural implementada pela prefeitura está resgatando a memória da cidade através do Museu Histórico de Campos e do Solar do Colégio onde a população, a cada dia, está podendo conhecer o que marcou a terra dos índios goitacazes”, disse a presidente.

O Arquivo Público Municipal Waldir de Carvalho funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, na Estrada Sergio Vianna Barroso n° 3060. Maiores informações pelo telefone 2733-9999.

Prevenção contra as drogas: Proerd forma nova turma

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), desenvolvido em Campos pelo 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), formou na tarde desta quarta-feira (11), alunos de cinco escolas da rede municipal. A solenidade foi realizada no Auditório Cristina Bastos, do Instituto Federal Fluminense (IFF). Diretores, professores, policiais militares e pais dos alunos estiveram presentes.

Ao todo, 755 alunos serão formados. Nesta quinta-feira (12), a solenidade vai acontecer às 9h e às 15h, no mesmo local. Os alunos fizeram parte do programa, que oferece estratégias preventivas contra as drogas, durante todo o semestre. Na solenidade, elas recebem os certificados do programa, que atua na prevenção contra as drogas.

A coordenadora Setorial do 1º Segmento do Ensino Fundamental, da Secretaria de Educação, Maria Adélia Pedra, representou a secretária de Educação, Joilza Rangel, na solenidade. Segundo ela, o apoio da PM nas escolas é fundamental. “Tudo que vem para somar é bem vindo”, destacou. Adélia também falou aos pais dos alunos presentes na formatura. “Cuidem das suas crianças, cuidem do futuro do nosso país”, disse.

Os alunos se tornam multiplicadores, tanto dentro de casa, como com os amigos. Para a estudante do 5º ano, Carla Suelen Gomes, de 12 anos, da Escola Municipal Dr. Luiz Sobral, as crianças devem tomar muito cuidado. “Aprendi que devemos tomar muito cuidado com as amizades e com as festas que somos convidados, para não sermos levados para o caminho errado”, contou. 

Já Pedro Gustavo Vieira, de 10 anos, também do 5º ano, da Escola Municipal Santo Antônio, já sabe o que dizer se um dia se deparar com as drogas. “As drogas nos afastam dos colegas e da família. Aprendi que não se deve usar drogas, porque fazem mal”, destacou o aluno.

O Comandante do 8º BPM, coronel Lúcio Flávio Baracho de Souza, destacou a importância do programa na vida das crianças de Campos. “Estamos vivendo uma situação de epidemia em nosso país e não podemos deixar que Campos se torne alvo do tráfico de drogas”, ressaltou o comandante, acrescentando que o mundo está vivendo uma luta entre o bem e o mal.

Proerd – O programa é desenvolvido em mais de 50 países e foi desenvolvido em Los Angeles, em 1985, pela Polícia Militar, com o objetivo de combater o uso das drogas. O estado pioneiro no Brasil foi o Rio de Janeiro, em 1997, e a partir daí, todos os estados adotaram o programa.


Fonte: www.campos.rj.gov.br

Campos vai ganhar 13 praças digitais


O município de Campos está prestes a ganhar 13 praças digitais, que serão instaladas na Praça São Salvador, Praça do Liceu, Praça Santo Antônio, Praça da República, Praça São Gonçalo (Goitacazes), entre outras. As praças digitais, que tem previsão de começar a funcionar na segunda quinzena de agosto, vão funcionar com sistema de fibra óptica que, além da rede de super wirelles, permitirá o monitoramento de trânsito e a reinstalação de câmeras de segurança. 

As fibras ópticas começaram a ser instaladas na sexta-feira (06). Para a instalação das Praças Digitais foi feito pelo Centro de Informação e Dados de Campos (Cidac) um investimento, autorizado pela prefeitura, de R$ 900 mil, para a montagem de uma rede de 52 kilômetros com 7 Megas de velocidade. Isso vai permitir uma melhora da colocação de Campos no ranking das principais cidades digitais do Brasil. Atualmente, Campos ocupa o 46º lugar do país e o 5º lugar no estado do Rio de Janeiro no ranking de cidades digitais.

O gerente do Cidac, Ranulfo Vidigal, informa que o processo de instalação das praças digitais está na fase de implantação. “Será uma rede de Super Wireless. As pessoas vão ter de se cadastrar junto ao Cidac para receber uma senha para usar. Vamos abrir uma janela no nosso site para as pessoas se cadastrarem”, informa o gerente do Cidac.

Ranulfo Vidigal explica que a fibra óptica vai permitir a interligação com universidades e poderá ser usada na capacitação de servidores na área de saúde, por exemplo, com a realização de vídeo-conferências com palestras de especialistas.”Intervenções cirúrgicas de alta complexidade poderão ser feitas por meio de vídeo-conferências”, projeta ele, que cogita a possibilidade das câmeras de segurança voltarem a ser instaladas, usando agora o sistema de fibra óptica.

- Com esse circuito de fibra óptica, que têm maior segurança, as câmeras poderão voltar com uma segurança e um grau de eficiência muito maior. Outra coisa importante são os serviços que a prefeitura poderá oferecer com muito mais segurança, qualidade e menor custo. Poderemos fazer por meio da Emut o monitoramento do trânsito em pontos estratégicos da cidade. Colocar totens em locais estratégicos para trazer o cidadão para mais perto da prefeitura. Para as pessoas marcarem consultas médicas, consultarem o IPTU, ISS, saber se têm dívida com o fisco local – explica Ranulfo Vidigal.