quinta-feira, 12 de julho de 2012

Prevenção contra as drogas: Proerd forma nova turma

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), desenvolvido em Campos pelo 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), formou na tarde desta quarta-feira (11), alunos de cinco escolas da rede municipal. A solenidade foi realizada no Auditório Cristina Bastos, do Instituto Federal Fluminense (IFF). Diretores, professores, policiais militares e pais dos alunos estiveram presentes.

Ao todo, 755 alunos serão formados. Nesta quinta-feira (12), a solenidade vai acontecer às 9h e às 15h, no mesmo local. Os alunos fizeram parte do programa, que oferece estratégias preventivas contra as drogas, durante todo o semestre. Na solenidade, elas recebem os certificados do programa, que atua na prevenção contra as drogas.

A coordenadora Setorial do 1º Segmento do Ensino Fundamental, da Secretaria de Educação, Maria Adélia Pedra, representou a secretária de Educação, Joilza Rangel, na solenidade. Segundo ela, o apoio da PM nas escolas é fundamental. “Tudo que vem para somar é bem vindo”, destacou. Adélia também falou aos pais dos alunos presentes na formatura. “Cuidem das suas crianças, cuidem do futuro do nosso país”, disse.

Os alunos se tornam multiplicadores, tanto dentro de casa, como com os amigos. Para a estudante do 5º ano, Carla Suelen Gomes, de 12 anos, da Escola Municipal Dr. Luiz Sobral, as crianças devem tomar muito cuidado. “Aprendi que devemos tomar muito cuidado com as amizades e com as festas que somos convidados, para não sermos levados para o caminho errado”, contou. 

Já Pedro Gustavo Vieira, de 10 anos, também do 5º ano, da Escola Municipal Santo Antônio, já sabe o que dizer se um dia se deparar com as drogas. “As drogas nos afastam dos colegas e da família. Aprendi que não se deve usar drogas, porque fazem mal”, destacou o aluno.

O Comandante do 8º BPM, coronel Lúcio Flávio Baracho de Souza, destacou a importância do programa na vida das crianças de Campos. “Estamos vivendo uma situação de epidemia em nosso país e não podemos deixar que Campos se torne alvo do tráfico de drogas”, ressaltou o comandante, acrescentando que o mundo está vivendo uma luta entre o bem e o mal.

Proerd – O programa é desenvolvido em mais de 50 países e foi desenvolvido em Los Angeles, em 1985, pela Polícia Militar, com o objetivo de combater o uso das drogas. O estado pioneiro no Brasil foi o Rio de Janeiro, em 1997, e a partir daí, todos os estados adotaram o programa.


Fonte: www.campos.rj.gov.br

Nenhum comentário: