segunda-feira, 16 de julho de 2012

Merenda saudável nas creches e escolas

Merenda boa é merenda de qualidade. Esta é a proposta da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, com a implantação dos projetos “Merenda saudável é merenda colorida”, “Horta nas Escolas” e o Concurso de Culinária, com receitas colocadas no cardápio.  Ao todo, 10 nutricionistas atuam visitando as creches que possuem refeitórios, para garantir uma refeição balanceada e nutritiva para as crianças.

O cardápio preparado por nutricionistas, para os alunos das creches, inclui filé de peito de frango, ovos, sucos, sucrilhos, frutas, verduras e legumes. Para degustar esta alimentação nutritiva, a criançada tem horário definido. O café da manhã é oferecido às 8h30, o almoço às 11h, o lanche da tarde às 13h30 e o jantar às 15h30.  

Segundo Rosilane Pinto da Silva, mãe de Miguel, de 2 anos, a merenda é muito boa e o seu filho adora. “Hoje, quando falo em levá-lo para a creche, ele fica todo alegre, inclusive pelas atividades oferecidas na creche”, disse. O menino é aluno da Creche-Escola Modelo Irmã Dulce, do Parque São Benedito. 

- A construção de políticas públicas como garantia dos direitos elementares do cidadão faz parte, hoje, da agenda de todos que estão comprometidos com a consolidação da democracia e a eliminação das injustiças presentes na sociedade contemporânea – ressaltou a secretária de Educação, Joilza Rangel Abreu.

Merenda nutritiva melhora o rendimento escolar - De acordo com a diretora do Departamento de Nutrição Escolar, Maria Elisa Duarte, as creches têm acompanhamento de nutricionistas, cozinheiras e auxiliares de cozinha. Para ela, a importância de uma merenda escolar é uma questão de qualidade. 

- A alimentação escolar de qualidade influencia positivamente no rendimento escolar do aluno, aumentando a capacidade de concentração nas atividades diárias. A merenda permite que a criança não sinta fome durante o período de cinco horas, nas escolas, e de 10 horas nas creches - destacou.

A diretora da Creche-Escola Modelo Irmã Dulce, Núbia de Souza Motta, ressaltou a importância da merenda de qualidade para as crianças. “Temos quatro cardápios, um para cada semana, com variedades de frutas, legumes e verduras. Os produtos são todos frescos, pois são entregues na creche duas vezes por semana. Tudo é preparado no dia em que vai ser consumido, nada é reaproveitado - enfatizou. 

- É visível a energia das crianças, devido à merenda – afirmou a diretora. Segundo ela, quando há necessidade de uma alimentação diferenciada, prescrita por um médico, como leite especial ou alimentação específica, a rede fornece os produtos.

Os cardápios da merenda escolar são elaborados em conformidade com a Resolução/CD/FNDE 38, de 16 de julho de 2009, que estabelece cardápios por modalidade de ensino e por faixa etária, para atender as necessidades nutricionais dos alunos da municipal de ensino.

Nenhum comentário: