quinta-feira, 12 de julho de 2012

Campos vai ganhar 13 praças digitais


O município de Campos está prestes a ganhar 13 praças digitais, que serão instaladas na Praça São Salvador, Praça do Liceu, Praça Santo Antônio, Praça da República, Praça São Gonçalo (Goitacazes), entre outras. As praças digitais, que tem previsão de começar a funcionar na segunda quinzena de agosto, vão funcionar com sistema de fibra óptica que, além da rede de super wirelles, permitirá o monitoramento de trânsito e a reinstalação de câmeras de segurança. 

As fibras ópticas começaram a ser instaladas na sexta-feira (06). Para a instalação das Praças Digitais foi feito pelo Centro de Informação e Dados de Campos (Cidac) um investimento, autorizado pela prefeitura, de R$ 900 mil, para a montagem de uma rede de 52 kilômetros com 7 Megas de velocidade. Isso vai permitir uma melhora da colocação de Campos no ranking das principais cidades digitais do Brasil. Atualmente, Campos ocupa o 46º lugar do país e o 5º lugar no estado do Rio de Janeiro no ranking de cidades digitais.

O gerente do Cidac, Ranulfo Vidigal, informa que o processo de instalação das praças digitais está na fase de implantação. “Será uma rede de Super Wireless. As pessoas vão ter de se cadastrar junto ao Cidac para receber uma senha para usar. Vamos abrir uma janela no nosso site para as pessoas se cadastrarem”, informa o gerente do Cidac.

Ranulfo Vidigal explica que a fibra óptica vai permitir a interligação com universidades e poderá ser usada na capacitação de servidores na área de saúde, por exemplo, com a realização de vídeo-conferências com palestras de especialistas.”Intervenções cirúrgicas de alta complexidade poderão ser feitas por meio de vídeo-conferências”, projeta ele, que cogita a possibilidade das câmeras de segurança voltarem a ser instaladas, usando agora o sistema de fibra óptica.

- Com esse circuito de fibra óptica, que têm maior segurança, as câmeras poderão voltar com uma segurança e um grau de eficiência muito maior. Outra coisa importante são os serviços que a prefeitura poderá oferecer com muito mais segurança, qualidade e menor custo. Poderemos fazer por meio da Emut o monitoramento do trânsito em pontos estratégicos da cidade. Colocar totens em locais estratégicos para trazer o cidadão para mais perto da prefeitura. Para as pessoas marcarem consultas médicas, consultarem o IPTU, ISS, saber se têm dívida com o fisco local – explica Ranulfo Vidigal.

Nenhum comentário: