segunda-feira, 2 de julho de 2012

Educação promove II Gincana Científico-Tecnológica

Estão abertas as inscrições para a II Gincana Científico-Tecnológica, que será promovida pela Secretaria de Educação, através da Coordenação de Ciências, nos dias 18 e 19 de setembro. A mostra é destinada a alunos do 6º ao 9º anos do ensino fundamental e da VI a IX fases da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As inscrições vão até o dia 31 de agosto.  

Para participar da gincana, as escolas deverão preencher a ficha de inscrição e entregá-la na Coordenação de Ciências, que funciona no Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação. As tarefas terão cunho educativo, visando à promoção da ciência e da e da tecnologia no município.

Entre as tarefas pré-estabelecidas está a produção de texto referente ao tema Desenvolvimento Sustentável. A produção poderá ser feita usando diferentes recursos, como teatro, apresentação em Power Point, paródia e poesia. Um integrante da equipe deverá desfilar trajando roupas e acessórios confeccionados com material reaproveitado.

As outras tarefas estão relacionadas ao desenvolvimento científico-tecnológico,como a caracterização de um cientista brasileiro, a caracterização de um cientista internacional e uma breve apresentação da importância de ambos para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia.

Outra tarefa é a realização de práticas onde serão avaliados o material utilizado, a metodologia, a apresentação e a contextualização. Os alunos deverão relacionaras práticas apresentadas com sua vivência, seu cotidiano. O 1º colocado na gincana vai ganhar uma viagem a um local no estado do Rio, definido pela equipe vencedora.

- O objetivo do evento, que tem o apoio do CNPq, é sensibilizar e incentivar os alunos e os professores a buscar e a expressar seus conhecimentos através do trabalho em equipe, de espírito de competição e do lúdico – destaca a coordenadora de Ciências, Claudete Soares.

Nenhum comentário: