quinta-feira, 26 de julho de 2012

Paisagismo muda aspecto de 40 praças como entrada da cidade

Após ter priorizado nos três últimos anos a realização de pacotes de obras de infraestrutura (recuperação de ruas e construção de redes de drenagem e esgoto) nos pontos mais críticos dos bairros, distritos e localidades do interior, a prefeitura passou a desenvolver um amplo programa de paisagismo, que já mudou o aspecto de 40 praças e diversos pontos de entroncamento de vias de acesso, a exemplo da entrada da cidade no setor sul da BR-101, no antigo trevo do Índio, que virou um novo cartão postal de Campos. 
    
A construção de um moderno trevo com rotatórias recebeu tratamento paisagístico, com extensa área gramada, plantio de dezenas de palmeiras imperiais, milhares de mudas de plantas florais e colocação de pedritas branças em trecho de rua interna, deram novo aspecto na entrada da cidade e tem chamado a atenção de quem passa pela cidade ou circula por diversas vias dentro da cidade, como a nova avenida Jose Carlos Pereira Pinto, avenida Arthur Bernardes, avenida Alberto Lamego, avenida Friburgo, Trevo de interseção da avenida Carlos Alberto Chebabe com Rua Zuza Mota, canteiros da cabeceira da ponte General Dutra, junto da avenida XV de Novembro, dentre outros locais na cidade, como a confluência da rua Alvarenga Filho, Pelinca e Voluntários da Pátria.
    
O mecânico de aviação, Marcos Gouvea da Silva, campista que trabalha numa empresa de viação aérea há 23 anos, relata que a antiga entrada da cidade era motivo para chacotas de seus colegas cariocas e capixabas, toda vez que passavam com ele pelo trevo de entrada da cidade. Mas, segundo Marcos, agora, depois da execução das obras no antigo Trevo do Indio, com tratamento de paisagismo, as chacotas deram lugar a elogios. Ele relata.
    
- Toda vez que algum amigo da empresa chegava comigo na cidade ficavam fazendo gozações por causa da estátua ridícula do índio, que tinha na entrada da cidade. Eu ficava furioso, porque amo minha cidade, mas os caras tinham razão em criticar, porque a entrada da cidade era mesmo muito feia. Venho a cidade a cada dois meses e fiquei feliz da vida quando percebi a obra que mudou todo trevo do Indio, com um novo acesso para a avenida 28 de Março, que tem canteiro gramado, bem sinalizada e iluminada e importante para evitar os engarrafamentos na entrada da cidade. Eu trouxe um desses meus amigos na semana passada e tive a sorte de chegar à noite e ser surpreendido com uma iluminação especial que valoriza as palmeiras e os jardins. Meu amigo que mora na Barra (da Tijuca) ficou encantado e disse que o indio fugiu e no lugar surgiu um cartão postal de cidade bem cuidada. Gostei quando ele admitiu que nem na avenida Ayrton Senna tem um trevo tão bem cuidado - relatou Marcos Gouvea.    
     
A campista Letícia França Andrade está há três anos e meio morando em Jaraguá do Sul (SC) e sempre que pode vem à cidade visitar a família e rever amigos. Ela afirma que, além da beleza do trevo da nova entrada da cidade, também percebeu mudanças na Tapera até as proximidades de Ururaí e no trânsito na chegada a Campos. É que, com a nova Avenida Arthur Bernardes, a prefeitura criou uma nova opção para os motoristas que preferem evitar a 28 de Março, melhorando a fluidez do tráfego no local. Além disso, famílias que viviam em área de risco às margens da BR-101 na Tapera, também, foram removidas para as casas do Programa Morar Feliz e as antigas construções foram demolidas, criando uma nova paisagem no local.

- Aquela entrada da cidade era o caos. Na época em que eu trabalhava em Macaé, o trânsito ficava parado ali nesse trevo. Era a pior parte da viagem pra mim. Parecia uma eternidade fazer aquela volta no trevo pra voltar para o shopping estrada. Nas minhas últimas idas a Campos, o trânsito no trevo flui melhor. As mudanças melhoraram e, muito, até aquele trecho perto de Ururaí ficou ótimo - disse a funcionária pública.

Para mudar a paisagem das praças, que antes apresentavam aspecto tosco, com terra, poeira, buracos em piso de cimento remendado, e mato em vez de canteiros, a Prefeitura contratou empresa especializada no desenvolvimento e execução de projetos de paisagismo, e transformou a realidade visual dos espaços públicos, criando Centros de Convivências, com novos equipamentos urbanos, quadras poliesportivas cobertas, playgrounds e jardins gramados e floridos. Algumas praças ganharam campo gramado para futebol socity, com refletores e alambrado. 
    
- Os projetos levam em conta a dimensão dos espaços e o que ha no entorno. Trabalhamos com inúmeras variedades de plantas de forma a variar e combinar os ambientes. Ate a grama é empregada conforme o local. Onde existem áreas ensolaradas utilizamos a grama esmeralda; onde há sombras, empregamos a grama amendoim, que exige outras variedades de plantas florais. São ixórias, antúrios, e inúmeras plantas, como as trepadeiras nos jardins suspensos nas margens do Canal Campos-Macaé, na Orla, junto ao 56º Batalhão do Exército e outros locais - explicou Bruno Gomes, coordenador da execução dos projetos de paisagismo da Emec, empresa responsável pela execução dos projetos e manutenção de todos canteiros das vias e praças, que embelezam também locais como a Jardim São Benedito, canteiros da rotatória da avenida do Contorno, da avenida Nilo Peçanha, dentre outros locais públicos.  


Fonte: www.campos.rj.gov.br

Nenhum comentário: