sexta-feira, 1 de junho de 2012

Campanha contra gripe termina hoje em Campos

Termina nesta sexta-feira (1º), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Em Campos, a busca pela imunização aumentou esta semana e o município atingiu a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, inclusive ultrapassando o percentual de 80% em alguns grupos, como o de crianças de seis meses a dois anos de idade, com 95% de vacinação registrados nesta quinta-feira (31).

Durante a semana, o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, fez vários chamamentos de idosos e gestantes para a vacinação: “São os dois grupos mais vulneráveis ao vírus da gripe suína e os que mais foram atingidos na epidemia de 2009, por isso fizemos o alerta sobre a importância da campanha, pedindo aos idosos e gestantes que não deixassem de tomar a vacina”, falou Venâncio.

Conforme dados da Vigilância Epidemiológica, os apelos foram atendidos. Do público de 11 mil crianças, 95% foram vacinadas e 100% dos cerca de 10 mil profissionais da saúde foram imunizados. 

- A vacinação das pessoas com 60 anos ou mais normalmente atinge 100%. Hoje chegamos a 85% de vacinação dos idosos, mas acreditamos que ainda vamos elevar esse percentual e imunizar os 55 mil idosos previstos. Esta tarde, a imunização de gestantes estava perto de 80%, índice que também já deve ter sido ultrapassado. Considerando a previsão de vacinar aproximadamente 82 mil pessoas dentro dos grupos apontados pelo Ministério da Saúde, podemos afirmar que já batemos a meta”, contou o superintendente de Saúde Coletiva, Chabell Kury.

A Secretaria de Saúde prossegue com a vacinação até o mês de julho, agora direcionada a acamados, pacientes com comorbidades e entidades de classe. O ônibus da Epidemiologia já realizou a imunização no Hospital Ferreira Machado, no HGG, na Santa Casa, Hospital Escola Álvaro Alvim, Unimed e Pró Rim e continua com a ação até o mês de julho. Veja abaixo o calendário de vacinação até o dia 13:

- Dias 31 de maio e 1° de junho - Hospital Plantadores de Cana
- Dias 4 e 5 – Prontocárdio
- Dia 5 – Associação Irmãos da Solidariedade
- Dias 6 e 11 – Hospital Beneficência Portuguesa
- Dias 12 e 13 - CentroCor 

Nenhum comentário: