O grupo mirim de contadores de histórias, “Gotta: os Intérpretes da Alegria!” participou de um Café Literário no Rio e foi indicado junto com a integrante Paola Barreto, que é destaque, ao troféu Melhores do Ano de 2012. Outros seis integrantes também foram indicados como Revelação Cultural.
O evento vai acontecer em abril de 2013, no Rio. O grupo foi convidado pelo Senador de Cultura pelo estado do Rio, Agostinho Rodrigues. O Gotta é uma realização da Secretaria Municipal de Educação, através da Coordenação de Leitura, do Programa “Ler para Ser”, da Superintendência Educacional, e integra o trabalho educativo da Escola Municipal Professora Sebastiana Machado Silva, do IPS.
- O meu maior presente foi poder ver estas crianças maravilhosas. Elas são o símbolo de um projeto que vai dar muito certo e tira as crianças da rua. Foi muito gratificante – ressalta o senador, que comemorou seu aniversário no dia apresentação, sábado (23).
Os alunos apresentaram crônicas e contos de escritores renomados, como Rubem Alves, Ana Maria Machado, Rogério Andrade Barbosa e outros, além de declamar poesias de autoria própria, premiadas no 1º FestCampos Estudantil de Poesia Falada.
- Atualmente, o projeto tem 32 alunos: 17 da rede municipal e 15 da comunidade, coordenados pelas professoras incentivadoras de leitura, Ana Raquel Poubaix e Ana Souza. O grupo tem uma proposta diferente de contar histórias. Os integrantes despertam novos leitores e poetas por meio da arte de contar histórias, declamar poesias e textos de escritores famosos ou de sua própria autoria – destaca Ana Souza.
Segundo a integrante Paola Barreto, que também foi indicada ao prêmio de Melhores de 2012, hoje ela tem uma visão bem clara da importância da contação de histórias. “Antes eu via a contação de histórias como uma diversão, hoje eu percebo a importância do meu trabalho”, diz contadora de histórias mirim, que já conquistou muitos troféus, medalhas e certificados, junto com o Gotta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário