terça-feira, 5 de junho de 2012

Secretário de Saúde alerta para sorotipo 4 da dengue em Campos

O secretário de Saúde de Campos, Geraldo Venâncio, convocou uma coletiva na tarde desta segunda-feira (4), para informar que o sorotipo 4 da dengue entrou em circulação em Campos na última sexta-feira (1°). Os cinco casos foram confirmados por laboratório no mesmo dia em que os pacientes apresentaram os sintomas da doença e foram encaminhados ao Centro de Referência da Dengue (CRD) para exames. 

Dos casos, apenas um foi importado, do Rio de Janeiro. Ainda na sexta-feira, definidos os locais de residência dos pacientes, a Secretaria de Saúde acionou o Centro de Controle de Zoonoses (CZZ), que já iniciou o bloqueio do vetor em Goitacazes, Alphaville, Turf Club, Jockey II e também em Baixa Grande, onde mora o paciente que adquiriu a dengue na capital.

De acordo com o secretário, a situação já era esperada, visto que casos do tipo 4 se espalharam pelo Rio, que vive uma epidemia de dengue. Inclusive, no dia 14 do mês passado, Venâncio anunciou um mutirão para dia 17 próximo. 

- Campos está estruturado para lidar com esses casos, pois há um trabalho integrado  para atender os pacientes nas Unidades Básicas de Saúde e encaminhar, se necessário, para o CRD. Contamos com o apoio dos veículos de Comunicação para alertar a população, a fim que cada pessoa intensifique a vistoria em suas casas, para retirar objetos que acumulem água e possam servir de criadouros do mosquito transmissor e, também, orientar que, surgindo sintomas de dengue, independente que seja do tipo 1 ou 4, o mais importante é o diagnóstico precoce e, assim, as pessoas devem buscar atendimento em uma Unidade Básica de Saúde, para ser imediatamente hidratada - falou Venâncio.

Participaram da coletiva os diretores do Centro de Referência da Dengue, Luiz José de Souza, e do Centro de Controle de Zoonoses, César Salles.  Salles contou que o mutirão será realizado nos bairros Turf, Jockey e Tarcisio Miranda.  "Já enviamos às secretarias de Serviços Públicos e Obras a relação dos terrenos baldios, para o recolhimento de entulhos e de lixo e teremos 500 agentes do CCZ nessa ação, vistoriando as casas e orientando os moradores. Este ano, registramos 408 casos de dengue, inclusive esses cinco do tipo 4. Mas lembramos que, em relação ao ano passado, com mais 4.400 casos, conseguimos reduzir em 8 vezes a incidência da dengue", falou.

O secretário de Saúde complementou que a redução é devido a dois fatores: “Primeiro que a população já havia adquirido imunidade para o tipo 1 da dengue, que é o que prevalece no município e, depois, devido às ações de governo, com o trabalho integrado de várias secretarias no controle da dengue e obras de macrodrenagem em locais como Eldorado, Ururaí e Donana, obras que propiciaram a redução desses índices”.

Diretor do CRD, Luiz José explicou que os tipos 1 e 4 da dengue são os de menor letalidade: “Mas, em se tratando de dengue, não podemos relaxar, porque o quadro clínico pode agravar. Mas temos toda estrutura organizada, com protocolos de atendimentos e equipes médicas da UBSs capacitadas, com protocolo de atendimento para o atendimento adequado dos pacientes com suspeita de dengue. No Rio de Janeiro, ocorreram óbitos por conta do tipo 4, talvez por dificuldade de acesso ao diagnóstico. Aqui, as ações são imediatas, com atendimento nas unidades da Saúde, com o CRD monitorando os exames e garantindo o diagnóstico precoce da dengue e o CCZ fazendo o bloqueio do mosquito transmissor”, concluiu.


Fonte: www.campos.rj.gov.br

Nenhum comentário: