quarta-feira, 13 de junho de 2012

Estudantes terão aula de campo no Parque do Desengano

Alunos e professores do 9º ano da Escola Municipal Albertina Venâncio, em Travessão, vão participar de uma aula de campo ambiental, na região do entorno do Parque Estadual do Desengano (PED), nesta quinta-feira (14). A saída será às 7h, da escola. A visita faz parte do projeto PED Cidadania de Educação Ambiental. A Secretaria Municipal de Educação, através do Departamento de Projetos Especiais, vem apoiando o projeto, que é ministrado na rede municipal.

- As aulas acontecem quinzenalmente. São abordados assuntos, como atividades econômicas na região do PED e do seu entorno (cana de açúcar, pastagem e extração de pedras) e seus impactos ambientais, além de assentamento e reforma agrária, comunidades tradicionais, bacia hidrográfica da Lagoa de Cima e do Rio Imbé. Também são abordados temas, como a pesca e turismo predatórios, entre outros - informa a professora e coordenadora do projeto, Eleonora Aguiar. 

A visita termina com uma gincana de avaliação. “O objetivo é fazer com que os alunos e professores da rede conheçam a localidade e se preocupem com a conservação do planeta”, declarou Eleonora. O projeto acontece há três anos, e conta com a contribuição de funcionários da Secretaria de Defesa Civil, para garantir a segurança dos alunos e professores. 

O município de Campos possui 63% da área do Parque Estadual do Desengano, que é formada por mata atlântica, bioma exclusivamente brasileiro, rico na sua biodiversidade, contendo várias espécies exóticas, como o bagre africano, e uma grande riqueza em recursos hídricos.

Nenhum comentário: