A implantação em Campos do programa Campos Cidadão, que garantiu uma sensível melhora no serviço de transportes que é oferecido à população do município, fez com que, além do aumento da oferta de coletivos, houvesse ainda um crescimento no número de ônibus com acessibilidade, o que favorece os portadores de deficiências, que tinha uma menor opção de locomoção anteriormente.
Com a chegada de novos ônibus, Campos passou a contar com mais de dez por cento dos ônibus com acessibilidade, distribuídos pelas diversas linhas do município, atendendo a todas as regiões da cidade.
São 36 veículos com uma plataforma hidráulica adaptada, que abaixa para entrada da cadeira de rodas. Esses veículos são distribuídos pelas empresas concessionárias do serviço, o que possibilita o deslocamento de quem necessita deste tipo de veículo por todo o município e a tendência é de que o número aumente ainda mais nos próximos anos.
- A lei determina que toda a frota do município seja composta de ônibus com acessibilidade até o ano de 2014 e, para isso, a Empresa Municipal de Transporte (Emut), vem trabalhando junto às empresas para que esse prazo seja cumprido – afirmou o diretor técnico da Emut, Alexandre Oliveira.
Segundo ele, os veículos que estão atualmente em circulação, são constantemente vistoriados, a fim de garantir que os equipamentos estejam aptos a utilização e em plenas condições de transportar quem depende do serviço diariamente. “As empresas tem por obrigação, treinar os cobradores e motoristas para que eles tenham todas as condições necessárias para manusear o elevador. Essa é uma tarefa simples e a possibilidade de cursos de treinamento, foi descartada, em função da facilidade para o acesso com esses equipamentos”, declarou ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário