sexta-feira, 1 de junho de 2012

Cuidadores atendem alunos com necessidades especiais







Cerca de 500 alunos que possuem algum tipo de necessidade especial são atendidos diariamente em 44 salas de recursos, por diversos cuidadores da rede municipal de ensino. Estes profissionais são capacitados durante todo o ano pela Secretaria de Educação.

São disponibilizados aos alunos, materiais adaptados, informática, transporte, entre outros recursos. Há dois anos atuando como cuidadoras na Escola Municipal Pequeno Jornaleiro, Sandra Maria Tomáz e Adriana Cristina Vieira contaram que o carinho e a dedicação são primordiais no dia-a-dia dessas crianças.

— O amor é essencial para que esses alunos se sintam acolhidos. Aqui nós procuramos fazer um trabalho especial, para que cada momento deles na instituição seja bastante proveitoso. O relacionamento com os pais dessas crianças também é essencial, pois procuramos sempre estar trocando experiências, para melhor aproveitamento dos estudantes — ressaltam as cuidadoras.

Sandra e Adriana destacam ainda, que as capacitações oferecidas pela Secretaria de Educação são fundamentais para o aprendizado das profissionais. “Nos cursos que fazemos todos os anos, aprendemos coisas significativas que levamos para o dia-a-dia em sala de aula”, afirmam.

Nenhum comentário: