quarta-feira, 27 de junho de 2012

Visa combate tabagismo em escolas públicas

O Departamento de Informação, Educação e Comunicação em Saúde da Vigilância Sanitária (IEC Visa) realizou palestra, nesta terça-feira (26), sobre tabagismo na Escola Municipal Francisco Salles. A palestra integra as ações do projeto Aluno Vigilante! Professor Atuante, direcionado a alunos de escolas públicas e privadas. O assunto de hoje foi abordado pelos educadores sanitários Anan Paula Siqueira de Melo, Antônio Carlos Vangarges e Thaís Domingos. 

Segundo Ana Paula, no mundo há quase 2 bilhões de fumantes e 5 milhões de pessoas morrem por ano de doenças relacionadas ao tabaco no mundo, enquanto no Brasil morrem cerca de 200 mil pessoas por ano. Ela explicou que qualquer forma de consumo de tabaco coloca a vida em risco, inclusive os narguiles, que vem sendo muito utilizados pelos jovens.

__O tabagismo é um grave problema de saúde pública. Ocasiona vários problemas como envelhecimento precoce, enfisema pulmonar, câncer de pulmão. O tabagismo é uma doença que causa dependência química - alertou Antônio Carlos Vangarges.

Ana Paula acrescenta que os profissionais de saúde devem tratar os fumantes como dependentes químicos e orientá-los para o tratamento adequado. “O objetivo é tratar a dependência da nicotina”, disse. Os principais fatores dificultadores para quem quer parar de fumar foram citados na palestra. O primeiro é a síndrome de abstinência nicotínica, que causa irritabilidade, aumento de apetite, ansiedade, entre outros. 

Outro fator dificultador é a condição psíquica do fumante. “Só para de fumar, quem quer parar de fumar. A motivação é fundamental para o tratamento. A família e os profissionais de saúde devem fazer uma abordagem motivacional: criar vínculo e adequar o discurso à motivação do dependente”, disse.


Fonte: www.campos.rj.gov.br

Nenhum comentário: