quinta-feira, 28 de junho de 2012

“Viva a Diferença” promove palestra sobre africanidade

O projeto Viva a Diferença, da Secretaria Municipal de Educação, promove nesta quinta-feira (28), uma palestra com o tema “Costumes e Culturas de Côte D’ ivoire” (Costa de Marfim), país africano de língua francesa. O encontro será realizado no Auditório Amaro Prata Tavares, do Palácio da Cultura, às 14h. A palestra será ministrada pelo professor de linguística e antropologia, Jorge Luiz de Souza Guimarães.

- É importante tratar as questões da africanidade, para que os professores entendam como é a cultura africana – destacou o professor que diz que é necessário que todos possam romper as barreiras do preconceito entre os negros brasileiros e os africanos. 

O professor foi convidado pela coordenadora de Diversidade e Pluralidade Cultural, da Secretaria Municipal de Educação, Jane Rangel, para falar sobre as diversidades da África, no Projeto Viva a Diferença, durante o evento do Ipeafro, em pareceria com a Secretaria de Educação. O encontro foi realizado no mês de março, na Universidade Federal Fluminense (Uenf). Jorge Luiz Guimarães trabalhou na Costa de Marfim no período de 1996 a 1998. Ele destacou que foram 36 anos de ditadura militar no país. 

Segundo a coordenadora de Diversidade e Pluralidade, Jane Rangel, a palestra é direcionada para os professores e orientadores pedagógicos da rede municipal. “O objetivo é fazer com que os professores sejam multiplicadores e levem para a sala de aula tudo o que aprendem nas palestras”, destacou Jane. As palestras acontecem na última quinta-feira de cada mês.


Fonte: www.campos.rj.gov.br

Nenhum comentário: