segunda-feira, 4 de junho de 2012

Queda no número de doações preocupa Hemocentro

O Hemocentro Regional de Campos está precisando com urgência de doações de todos os tipos sanguíneos. A unidade enfrenta uma redução preocupante no número de doações, principalmente às vésperas de um feriado prolongado, que se inicia na próxima quinta-feira (07). O Hemocentro precisa de, no mínimo, 70 doações/dia, mas tem recebido uma média de 30 doações.   

- Estamos precisando de doações de todos os tipos sanguíneos. Nos últimos dias o nosso estoque de sangue com fator Rh positivo caiu pela metade e os com fator Rh negativo continuam bem abaixo do necessário. Se o número de doações não aumentar nos próximos dias, algumas cirurgias eletivas, que são marcadas com antecedência e não são urgentes, poderão ser adiadas por falta de sangue – afirma Cristiane de Barros, assistente social da unidade. 

O Hemocentro atende hospitais públicos e particulares de Campos e de 16 municípios do Norte e Noroeste Fluminense. A unidade funciona diariamente, das 7 às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Para doar é preciso levar um documento original de identidade com foto, ter peso superior a 50 Kg, idade entre 16 e 67 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas.

Doadores com 16 e 17 anos devem comparecer ao Hemocentro Regional de Campos acompanhados pelo seu representante legal, preencher formulário próprio, com o consentimento formal do responsável legal para cada doação, com cópia da identidade oficial do responsável anexada. Candidatos com idade superior a 60 anos só poderão doar se realizaram doações de sangue anteriormente. 


Fonte: www.campos.rj.gov.br

Nenhum comentário: