Os alunos do Curso Livre de Teatro da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima vão participar da inauguração do Museu Histórico de Campos, encenando momentos importantes e históricos da cidade, remontando o século XVIII, com Benta Pereira e o ciclo do açúcar, o século XIX, com o movimento abolicionista, o Império e a República. O Museu funcionará no Solar Visconde de Araruama, restaurado pela prefeitura no ano passado.
As encenações acontecerão no interior e na frente do Museu, cujo texto, pesquisado é baseado em obras de diversos autores campistas – Alberto Lamego, Múcio da Paixão, Valdir de Carvalho, Winston Churchill -, traduz cenas históricas, com personagens de época. Uma cena contemporânea virá no “Trem da História” (uma licença poética)- que traz, por sua contemporaneidade, personagens que fizeram e fazem parte da história nacional, mundial e da planície, Campos dos Goytacazes.
- Por se tratar de uma representação teatral com personagens históricos e de época, fomos com os alunos ao Rio de Janeiro e alugamos em loja especializada os figurinos que precisávamos para compor as respectivas cenas históricas e de época. Por sinal, um espaço fabuloso e muito, muito mágico, onde tivemos a oportunidade de conhecer indumentárias e objetos cênicos do século de William Shakespeare e, até, de épocas anteriores. Outra parte do figurino – são mais de 40 atores -, pertence ao nosso acervo, e empréstimo dos próprios atores – disse Maria Helena Gomes -.
Mas, enquanto os ensaios são realizados para a inauguração do Museu, as aulas acontecem normalmente, às segundas, quartas e sextas-feiras. Aulas de História da Arte, Jogos de Improvisação, Música (voz e canto), leituras de texto. Este ano, alunos que estão no curso desde 2009, também participarão ministrando oficinas para a turma iniciante.
- Começamos com a aluna Raquel Simen e o professor Dedé Muylaert, continuamos com Whiverson Reis e Lívia Bravo, Rossini Reis e Wesley Cabral e Juliana Souza e Júlia Bravo. Todos acompanhados dos professores e coordenadores do curso. Essa experiência trará, para os alunos, a prática do exercício cultural aprendido e apreendido ao longo desses anos. Tenho certeza absoluta, que eles estão muito preparados para vivenciar este momento – afirmou Maria Helena Gomes, vice-presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e coordenadora do curso.
Fonte: www.campos.rj.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário