terça-feira, 19 de junho de 2012

Curso livre de teatro prepara apresentação para Museu


Os alunos do Curso Livre de Teatro da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima vão participar da inauguração do Museu Histórico de Campos, encenando momentos importantes e históricos da cidade, remontando o século XVIII, com Benta Pereira e o ciclo do açúcar, o século XIX, com o movimento abolicionista, o Império e a República.  O Museu funcionará no Solar Visconde de Araruama, restaurado pela prefeitura no ano passado.

As encenações acontecerão no interior e na frente do Museu, cujo texto, pesquisado é baseado em obras de diversos autores campistas – Alberto Lamego, Múcio da Paixão, Valdir de Carvalho, Winston Churchill -, traduz cenas históricas, com personagens de época. Uma cena contemporânea virá no “Trem da História” (uma licença poética)- que traz, por sua contemporaneidade, personagens que fizeram e fazem parte da história nacional, mundial e da planície, Campos dos Goytacazes. 

- Por se tratar de uma representação teatral com personagens históricos e de época, fomos com os alunos ao Rio de Janeiro e alugamos em loja especializada os figurinos que precisávamos para compor as respectivas cenas históricas e de época. Por sinal, um espaço fabuloso e muito, muito mágico, onde tivemos a oportunidade de conhecer indumentárias e objetos cênicos do século de William Shakespeare e, até, de épocas anteriores. Outra parte do figurino – são mais de 40 atores -, pertence ao nosso acervo, e empréstimo dos próprios atores – disse Maria Helena Gomes -. 

Mas, enquanto os ensaios são realizados para a inauguração do Museu, as aulas acontecem normalmente, às segundas, quartas e sextas-feiras. Aulas de História da Arte, Jogos de Improvisação, Música (voz e canto), leituras de texto. Este ano, alunos que estão no curso desde 2009, também participarão ministrando oficinas para a turma iniciante.  

- Começamos com a aluna Raquel Simen e o professor Dedé Muylaert, continuamos com Whiverson Reis e Lívia Bravo, Rossini Reis e Wesley Cabral e Juliana Souza e Júlia Bravo. Todos acompanhados dos professores e coordenadores do curso. Essa experiência trará, para os alunos, a prática do exercício cultural aprendido e apreendido ao longo desses anos. Tenho certeza absoluta, que eles estão muito preparados para vivenciar este momento – afirmou Maria Helena Gomes, vice-presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e coordenadora do curso.


Fonte: www.campos.rj.gov.br

Nenhum comentário: