segunda-feira, 4 de junho de 2012

Educação na confecção de tapetes de Corpus Christi

Tradição há 33 anos em Campos, a confecção dos tapetes de Corpus Christi, que será realizada na próxima quinta-feira (7), na Praça São Salvador, vai reunir escolas, alunos, coordenações da Secretaria Municipal de Educação (Smec), entre outros. Serão confeccionados 90 tapetes, sendo sete pela secretaria.

De acordo com as coordenadoras do Programa Mobilização Social pela Educação, e umas das responsáveis pelo evento religioso, Rosângela de Azevedo e Maria José Netto Manhães, este ano a novidade é que os tapetes serão todos confeccionados com materiais recicláveis e vão homenagear os 90 anos da Diocese de Campos.

— Estamos organizando, juntamente com as coordenações de Animação Cultural e de Ensino Religioso, uma retrospectiva da tradicional Campanha da Fraternidade, que realizamos anualmente. Além disso, os tapetes serão confeccionados já pensando no evento de sustentabilidade Rio + 20, e também irão retratar toda história da Diocese de Campos. Teremos ainda, as escolas e comunidades, que estarão participando conosco neste evento tão especial — adiantou Rosângela.

Segundo Maria José Netto, haverá um quarteirão inteiro de tapete, todo ele voltado para o Programa de Mobilização Social pela Educação. “Este é um programa do Ministério da Educação (MEC) e tem como principal objetivo unir a família e a sociedade em prol da educação. A Smec, juntamente com a Pastoral da Educação, vem incentivando cada vez mais a participação da família no acompanhamento escolar de seus filhos”, ressaltou.

Rosângela informou que, após o festejo, todo material reciclado será recolhido pela Secretaria de Serviços Públicos, separado e posteriormente tratado. “Tanto a Diocese quanto a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Petróleo entraram em um consenso para que estes materiais que serão utilizados na confecção dos tapetes, fossem todos recicláveis”, concluiu.

A secretária Joilza Rangel, disse que a secretaria todo ano participa do evento com muita garra. “As escolas ficam envolvidas e desenvolvem trabalhos lindos. É um trabalho de união e esforço conjunto”, finaliza a secretária.

Nenhum comentário: