quinta-feira, 28 de junho de 2012

Programa de Aceleração da Aprendizagem: 60% de aproveitamento

O índice de aproveitamento dos alunos do Programa de Aceleração da Aprendizagem para a Alfabetização (PAA I) foi de 60% no primeiro semestre. O resultado será comemorado no próximo dia 10, das 8h30 às 17h, no Teatro Municipal Trianon, com todas as turmas do programa. Os alunos farão apresentações musicais, teatro e poesia.

-Teremos estandes de instituições formadoras nas áreas de esporte, cultura e profissionalização, que farão uma exposição dos cursos oferecidos para adolescentes e jovens. Além do investimento no avanço da escolarização dos alunos do programa, estaremos levando até as unidades escolares, informações ligadas à qualificação profissional e futura inserção dos alunos no mercado de trabalho – informa a coordenadora do PAA, Ana Paula Bessa Barbosa. 

Segundo a responsável pela parte pedagógica do PAA I, Neidimar Abreu, alunos que estavam há quatro anos no mesmo ano de escolaridade, sem domínio da leitura e da escrita, hoje já conseguem ter a possibilidade de avançar nos estudos. “Eles estão começando a ler”, ressalta.

O Programa de Aceleração da Aprendizagem prevê a correção do fluxo escolar dos alunos que se encontram em distorção idade/série.  O programa começou em agosto de 2011, em 33 escolas da rede municipal. Atualmente são 63 escolas, com cerca de 3 mil alunos atendidos.

A equipe do programa é composta por seis psicólogas, cinco pedagogos e duas fonoaudiólogas. O material e a estrutura são específicos para os alunos com dificuldades na leitura e na escrita. “No encerramento do planejamento do semestre, alunos, que no início do ano não liam nada, leram trechos de salmos. Isso serviu de combustível para os professores e toda a equipe”, destaca Neidimar.

Nenhum comentário: