quarta-feira, 9 de maio de 2012

Discussão sobre inserção de deficientes no mercado de trabalho

O Procurador do Trabalho, Francisco Carlos da Silva Araújo, recebeu nesta terça-feira (8), no Ministério Público do Trabalho, o coordenador do Serviço de Proteção Social para Pessoas Portadoras de Deficiência, o “Campos para Todos”, órgão ligado à Secretaria da Família e Assistência Social, Reginaldo Ferreira. O objetivo da reunião foi definir o procedimento regional relativo à Lei 213/91, que dispõe sobre a reserva de cota para pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

De acordo com o procurador do trabalho, embora seja cada vez maior a discussão sobre temas relacionados à acessibilidade, direitos básicos e a inclusão no mercado de trabalho, entre outros, muitas pessoas com deficiência continuam sofrendo com o desrespeito e com o desinteresse de parte da sociedade. “O Ministério Público tem o papel de trabalhar em prol da sociedade e também, a inclusão dos portadores de deficiência no mercado de trabalho”, disse o procurador.

A partir da reunião, as associações e entidades que trabalham com pessoas portadoras de deficiência terão prazo de 30 dias para apresentar o cadastro com o número de atendidos, para que seja estudada a possibilidade de inserção no mercado de trabalho, e ainda, a relação das empresas que não estão aceitando, por questões burocráticas, a inserção dos portadores de deficiência no mercado.

- É importante o cumprimento de cotas para pessoas com qualquer tipo de deficiência, ofertando qualificação e oportunidade, o que é uma das funções do “Campos para Todos”. A equipe já vem realizando cadastro de pessoas com deficiência. O programa consiste também, no atendimento psicológico, curso de informática, curso de libras, atendimento com assistentes sociais, entre outros.  Os atendidos dispõem de veículo para transporte - ressaltou o coordenador do “Campos para Todos”, Reginaldo Ferreira.

Também participaram da reunião, representantes de associações que atendem pessoas com deficiência, representantes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Senai, entre outros.

Fonte: www.campos.rj.gov.br

Nenhum comentário: