quinta-feira, 10 de maio de 2012

Capoeira marca Semana da Abolição na FMZP

Na época da escravidão, a capoeira era uma das únicas práticas negras que não eram condenadas pelos senhores, já que eles camuflavam a luta, com o suingue da dança. Na Semana da Abolição, que vai ser comemorada até o fim da semana pela Fundação Municipal Zumbi dos Palmares (FMZP), a capoeira é um dos destaques das atividades desenvolvidas em comemoração à liberdade dos negros. Liderado pelo Mestre Peixinho, o grupo se apresentou na sede da FMZP.

Na ocasião esteve presente o grupo liderado pelo Mestre Peixinho, da Fundação Municipal do Esporte (FME), além do mestre responsável pelo grupo da Fundação Zumbi dos Palmares, Mestre Algodão. "No contexto da escravatura, podemos ver a resistência do negro na capoeira, por exemplo. A prática une força, velocidade e ritmo e hoje em dia é tratada como um jogo, já que une luta, dança e brincadeira. A capoeira também reproduz movimentos de outras práticas, como o jongo e o maculelê" destaca Mestre Algodão.

O presidente da FMZP, Jorge Luiz dos Santos, explica que a capoeira é uma das expressões mais autênticas da cultura negra e não poderia ficar de fora das atividades da Semana da Abolição. A programação segue até esta sexta-feira (10), na sede da Fundação. Confira programação completa:

QUINTA-FEIRA (10/05/2012)

- Às 19h, apresentação de Jongo da Comunidade da Baleeira no auditório da FMZP.

SEXTA-FEIRA (11/05/2012) 

– Às 9h30, palestra de Hélvio Cordeiro com o tema “Trajetória da Abolição da Escravatura” no auditório da FMZP.
 
 - Às 19h, apresentação de Maculelê com o grupo de Capoeira do Projeto Zumbi Aê da FMZP no auditório da FMZP.
                    
- Às 19h30, palestra de Gabby Maturana Teixeira com o tema “O uso da Etnoconservação por comunidades quilombolas em áreas de fragmento florestal em Campos dos Goytacazes” no auditório da FMZP


Fonte: www.campos.rj.gov.br

Nenhum comentário: