quarta-feira, 30 de maio de 2012




Em três anos, a Casa do Pequeno Jornaleiro recebeu do Fundo Municipal da Criança e Adolescente o equivalente a 1,4 milhão para investimento em projetos para atender os jovens do município. Os projetos são desenvolvidos no sentido de acolher crianças de 7 a 12 anos, através do programa “Preciso de você” e jovens de 12 a 18 anos, através do programa “Educação e Arte”. Em ambos são desenvolvidos projetos voltados a prática de esportes e música.

Através do programa “Preciso de você”, são acolhidas 11 crianças que vivem na Casa Pequeno Jornaleiro com auxílio de uma mãe social, onde é dado todo o suporte para que, através de equipe técnica,  com assistente social e pedagogo, as crianças recebam a assistência necessária para que se desenvolvam saudáveis. A mãe responsável no momento é a mãe de dois filhos, Cristian Carla. "É bem trabalhoso cuidar de 11 crianças, mas gosto muito e com a ajuda que tenho fica sempre melhor", pontua. Segundo o coordenador dos projetos, Airton Évio de Souza, as crianças tem uma rotina de qualquer criança normal, com idas à escola e prática esportivas e culturais.

O município de Campos foi um dos primeiros do país a criar uma casa de abrigo para receber adolescentes que cumprem medida em meio aberto, sendo através de prestação de serviço a comunidade ou em liberdade assistida.  Um dos programas que atendem a estes jovens infratores é o “Educação e Arte”, que é o acompanhamento sócio educativo feito dentro do prazo estabelecido pelos juízes, sendo de três a seis meses. Estes jovens também são acompanhados por uma equipe técnica composta por pedagogos, assistentes sociais e psicólogo.

- A execução destes projetos se dá graças ao recebimento de recursos, através do Fundo Municipal da Criança e Adolescente, vinculado ao Conselho Municipal de Proteção aos Direitos da Criança e Adolescente (CMPDCA). O município de Campos foi um dos primeiros a assumir medidas para acolher adolescentes que cumprem regime em meio aberto, fazendo cumprir o que foi instituído pelo Estatuto da Criança e Adolescente - destaca Airton.

Na prática - A Administradora da Casa do Pequeno Jornaleiro, Sheiva Marcia da Silva, explica que o intuito é sempre aumentar os serviços oferecidos, tanto para as crianças que moram no abrigo, quanto para os jovens que cumprem medida socioeducativa. "Fazemos torneio de futebol, elaboramos práticas para a interação das crianças e jovens com a comunidade na área do esporte e cultura. Nossa intenção é ampliar as práticas e em breve vamos inaugurar uma sala de informática", relata.

Nenhum comentário: