sexta-feira, 25 de maio de 2012

Grupo Gotta é destaque estadual e concorre a prêmio




O Grupo Oficina de Textos Terra da Alegria, o “Gotta: os Intérpretes da Alegria!”, é destaque estadual junto à integrante Paola Barreto, 12 anos. Eles concorrem à indicação ao prêmio “Os Melhores de 2012”, do Congresso de Cultura Latino-Americana – Seção Brasil, que acontecerá em abril de 2013, no Rio, nas categorias cultural governamental e infantil, respectivamente. 

O projeto mirim de contação de histórias é coordenado pela Secretaria Municipal de Educação. O grupo já participou de cerca de 500 eventos sociais e culturais. A indicação ao prêmio foi feita pelo senador da Cultura do Estado do Rio de Janeiro, junto ao Congresso de Cultura - Seção Brasil, Agostinho Rodrigues. Ele assistiu a uma apresentação da “Ciranda de Natal” e ficou encantado.

 - É um trabalho fantástico, a professora conseguiu uma interação entre os alunos. Eles foram claros, alegres e conseguiram passar para a gente uma confiança e uma esperança. O grupo é nota dez e a Paola é espetacular. O talento dela é visível. Ela tem um futuro garantido em lugares de grandes nomes – ressalta o senador.

A secretária municipal de Educação, Joilza Rangel, parabenizou os integrantes. “Eles são excelentes e acreditamos no crescimento do grupo”, destaca a secretária. O grupo integra o trabalho educativo da Escola Municipal Professora Sebastiana Machado, no IPS, desde 2009, e faz parte da Coordenação de Leitura, do Programa “Ler para Ser”, da Superintendência Educacional, e também do Programa Municipal de Incentivo à Leitura. 

Atualmente o grupo é formado por 32 crianças, sendo 17 da rede municipal e 15 da comunidade. Além de contadores de histórias, os integrantes do Gotta leem textos e poesia. “Eles contam e encantam, recolhendo sorrisos e despertando novos leitores e poetas, por meio da arte de contar histórias”, diz a professora incentivadora de leitura, Ana Souza. 

Indicação - “O primeiro ponto alto do Gotta foi ganhar o prêmio Rio Sócio-Cultural, em 2010, que foi o primeiro, a nível estadual. Agora, a indicação do grupo ao prêmio “Melhores de 2012” e de sua primeira integrante, Paola, é motivo de muita alegria. Esperamos que o grupo possa servir de referência para muitas crianças e educadores que acreditam no poder humanizador da leitura”, destaca Ana Raquel.


Nenhum comentário: