quinta-feira, 31 de maio de 2012

Curso de primeiros socorros para professores da Educação Infantil

Desobstrução das vias áreas e massagem cardíaca. Estes foram alguns dos procedimentos demonstrados pela enfermeira-capitão, Lívia Saad e pelo cabo Maciel, do Grupo de Socorro de Emergência (GSE) do Corpo de Bombeiros, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, na noite desta quarta-feira (30). Eles ministram o curso de capacitação para cerca de 70 professores da Educação Infantil, do berçário ao GIII.

- A Sociedade Norte-Americana de Cardiologia preconiza que o mais importante para o não profissional de saúde (o leigo) é saber fazer uma massagem cardíaca correta. Fazer a massagem correta e identificar a parada cardíaca são fundamentais. A massagem cardíaca eficaz é que vai garantir a sobrevivência da pessoa – destaca a enfermeira-capitão.

Ela explicou como proceder em casos de parada cardíaca. “A primeira coisa é verificar o pulso. Em seguida, abrir a camisa, observar o movimento da respiração e começar a massagem cardíaca. São 30 incursões, com a ajuda de alguém. É importante observar o pulso carotídeo e ligar para 193”.

Lívia ressaltou, entretanto, que o que mais mata crianças não é a parada cardíaca, e sim, a parada respiratória. Ela considera fundamental, após a mamadeira, colocar a criança para arrotar e deitá-la de lado, para evitar que, em caso de golfada, o líquido vá parar no pulmão. O cabo Maciel fez demonstrações de desobstrução das vias aéreas de bebês e crianças engasgados.

Nenhum comentário: