quarta-feira, 30 de maio de 2012

Formandos da Guarda Mirim serão encaminhados para secretarias




O projeto Guarda Mirim chegou ao total de atendimento de 450 jovens, com idades entre 12 a 18 anos, conforme idealizado pela Prefeita Rosinha Garotinho. A informação foi passada pelo coordenador do projeto, Tenente Silva Leite, após a comemoração de mais uma formatura na semana passada. A previsão é de que 10 jovens sejam encaminhados nos próximos dias para estágio nas secretarias da prefeitura, onde terão atividades durante um período do dia.

Os jovens – com idade de 16 anos – estão apenas aguardando a chegada do uniforme para começar as atividades do estágio de quatro horas diárias. Os formandos com idades até 15 anos vão permanecer na Fundação Municipal da Infância e Juventude, participando das oficinas da instituição e praticando modalidades esportivas, como capoeira, taekwondo, dança e aulas de música.

Os jovens que serão encaminhados para as secretarias municipais vão atuar em funções internas como telefonista, arquivista, na área de computação e no apoio ao trabalho dos funcionários. Eles não poderão fazer tarefas fora dos locais onde ficarão inseridos.

- Já temos mais de 150 jovens atuando na municipalidade. Eles vão permanecer no projeto até completar 18 anos. A única exigência que não abrimos mão é de que para ficar na Guarda Mirim, eles continuem frequentando a escola durante um turno - explicou Silva Leite. 

Para acompanhar mais de perto os jovens, a FMIJ tem equipe técnica e pedagógica formada por assistentes sociais, pedagogos e assessores que fazem a supervisão e solicitam a declaração escolar dos jovens inclusos no programa.

O coordenador assinala que o programa é um sucesso e motiva os jovens a buscar a melhoria de vida através da busca pelas atividades profissionalizantes. “Constatamos, por exemplo, que muitos jovens depois que saem do programa, após alcançar a idade máxima, estão prestando concursos públicos, inclusive, muitos participaram deste da prefeitura de Campos. Esse é um sinal de que o nosso trabalho realmente vem fazendo efeito em suas vidas”, observa o coordenador do projeto.

Nenhum comentário: