quinta-feira, 10 de maio de 2012

Procon orienta consumidores sobre compras para as mães

A secretária de Defesa do Consumidor (Procon-Campos), Rosangela Tavares, orienta os consumidores sobre os cuidados que devem ser adotados para a compra dos presentes para o Dia das Mães. “Exija sempre a nota fiscal. Além de ser um documento obrigatório, é uma garantia de sua compra”, alerta.

 O lojista não é obrigado a trocar produtos sem defeito. Se a loja oferece esta possibilidade, saiba que é uma cortesia, uma liberalidade. Portanto, tome cuidado se for levar algum produto que necessite ser trocado. Peça para o vendedor colocar na nota fiscal este compromisso ou verifique se a loja possui cartazes oferecendo esta opção – orienta a secretária.


Ela explica que os produtos que apresentam defeito e não forem solucionados em até 30 dias podem ser trocados ou os consumidores terem abatimento. O consumidor pode optar também pelo cancelamento da compra e a restituição do valor pago. “O consumidor deve conferir no ato da entrega a cor, o estado, tamanho, modelo e funcionamento da mercadoria. Se observar algo de errado deve recusar o recebimento na hora”, destaca.


-  Peça sempre descontos nas compras, principalmente se for à vista. Cuidado com as propagandas. Elas podem induzir o consumidor em erro. Leia com bastante atenção as ofertas, para evitar transtornos – orienta.


A secretária lembra que  nesta época é comum alguns fornecedores não cumprirem com a obrigação de entregar as mercadorias na data convencionada. “Se o fornecedor agir desta maneira, o consumidor pode exigir o cumprimento da obrigação ou cancelar a compra e ter o dinheiro restituído”, afirma.


Se o consumidor identificar alguma irregularidade pode comunicar o fato ao Procon pelos fones 27256474, 27256484 e 27256494 ou pelo e-mail do órgão, proconcampos.geral@gmail.com. 


Fonte: www.campos.rj.gov.br

Nenhum comentário: